TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Engajar x Motivar

Por:   •  19/11/2020  •  Resenha  •  4.445 Palavras (18 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 18

2. Engajar x Motivar

De uma forma geral, o sucesso de cada negócio está diretamente ligado com os seus colaboradores e de como se sentem desenvolvendo suas atividades. Atualmente, um dos desafios da organização é saber lidar com o engajamento dos seus funcionários nas suas tarefas diárias.

Para qualquer empresa, um colaborador engajado faz toda diferença, uma vez que, sua energia e sua capacidade de produzir, tornam-se um dos principais fatores que a move. Esse tipo de colaborador, se sente em sintonia com as suas funções desempenhadas, além de estar sempre disposto a contribuir de forma positiva e de forma proativa. Fatores como ótima produtividade, eficiência e cumprimento de metas, são pontos que também dependem do posicionamento do funcionário em relação ao seu trabalho.

O engajamento da equipe e dos departamentos de uma empresa, deve ser prioridade para os líderes em qualquer setor existente. Porém, grande parte das pessoas, acreditam que engajamento e motivação tem o mesmo significado, mas na verdade não tem. É de fundamental importância saber diferenciá-los para que a empresa saiba como estimular os integrantes da sua equipe, gerando dessa forma mais dedicação e maior entrega nas tarefas cotidianas dentro da organização.

Motivação é considerado algo intrínseco e individual, vem de dentro, e ninguém é capaz de motivar um outro indivíduo. Ela é causada por motivos internos e pessoais. Por exemplo, o que motiva um indivíduo a continuar no emprego atual ou a levantar cedo todos os dias para trabalhar, ou até mesmo realizar qualquer outra coisa? Essas são razões individuais e pessoais, e que comprovam que não é possível motivar ninguém. Por outro lado, um gestor, por exemplo, tem a capacidade de usar recursos para tentar engajar as pessoas de sua equipe. Mas o que seria engajar então?

Engajamento é guiado pela motivação, gerando energia de comportamento e alinhamento entre o indivíduo e organização. Engajamento gera forte conexão emocional com o trabalho e com o ambiente, desencadeando mudanças de atitude. Portanto estar engajado é um estado pelo qual gera comprometimento, envolvimento, entusiasmo, senso de realização e o sentimento de pertencimento, por exemplo.

Uma pessoa engajada, é persistente em seus desafios diários, age com proatividade e expande suas responsabilidades e habilidades. São pessoas que se adaptam rapidamente a mudanças, por serem comprometidos e focadas no objetivo estratégico da empresa.

 

A cultura de engajamento em um ambiente corporativo está vinculada a percepção da razão para se engajar. Isso é possível quando o trabalho executado é desafiador e oferecer diversas oportunidades ao colaborador. Ambiente que preza, por exemplo, pela não punição e sim pelo clima de confiança e de justiça, será fundamental para iniciativa. Os funcionários precisam enxergar que vale a pena engajar, e que isso irá gerar resultados e benefícios tanto para si quanto para organização.

Como construir uma Cultura de Engajamento?

A primeira dimensão a se analisar é individual e depende da energia pessoal, do seu nível de resiliência, das suas competências e da capacidade para assumir com autonomia mais responsabilidades.

A cultura de engajamento em um ambiente corporativo está vinculada a percepção da razão para se engajar. Isso é possível quando o trabalho executado é desafiador e oferecer diversas oportunidades ao colaborador. Ambiente que preza, por exemplo, pela não punição e sim pelo clima de confiança e de justiça, será fundamental para iniciativa. Os funcionários precisam enxergar que vale a pena engajar, e que isso irá gerar resultados e benefícios tanto para si quanto para organização.

A confiança para se engajar passa pelo quanto as pessoas consideram seus líderes honestos, competentes, hábeis, influentes e justos. Os líderes são observados em como se relacionam com os demais, em seu nível de cortesia, sua amabilidade, o respeito e o apoio à equipe em momentos críticos. A qualidade percebida na liderança é essencial para as pessoas se sentirem mais confiantes em se engajar de corpo e alma.

Além disso, os colaboradores examinam a consistência das decisões tomadas e quão previsíveis e uniformes elas são ao longo do tempo, sobretudo em relação aos processos de gestão de pessoas. A maneira como os líderes lidam com contratações, demissões, promoções e avaliações de desempenho (apenas para citar alguns exemplos) gera uma certa percepção de justiça que se torna fundamental para construir uma cultura sólida de engajamento. Quando os processos decisórios parecem coerentes com a Cultura Organizacional declarada, com os valores e comportamentos apregoados pela liderança, haverá sensação de justiça e engajamento como positivo efeito colateral.

mudança de comportamento como envolvimento, entusiasmo , paixão , senso de realização e o sentimento de pertencimento .

. Engajamento é guiado pela motivação e gera  forte conexão emocional com o trabalho e com o ambiente,  desencadeando mudança de comportamento como envolvimento, entusiasmo , paixão , senso de realização e o sentimento de pertencimento .

O engajamento, ao contrário da motivação, envolve coletividade. Para entender melhor, podemos dizer que engajamento é tudo aquilo que leva as pessoas a alcançarem um objetivo comum à organização ou ao meio ao qual estão reunidas. É algo que faz com que as pessoas alinhem seus interesses e metas com os da empresa e busquem juntas soluções comuns. Quando há engajamento, cada indivíduo entende que é a pequena parte de uma engrenagem e que ela só funciona se todos estiverem, literalmente, no mesmo time.

Agora você consegue enxergar a diferença?

Se até aqui você também se confundia, não se preocupe! Infelizmente essa ainda é uma realidade na maioria das empresas. Uma pesquisa realizada pela Gallup aponta que apenas 1/3 das pessoas estão altamente engajadas dentro da corporação em que trabalham. Os outros dois terços são pessoas ativamente desengajadas. Os dados apenas comprovam que tem muito mais funcionário do tipo que torce para chegar sexta-feira e reza para não chegar segunda-feira do que funcionário que consegue ver uma razão para fazer o que faz e estar onde está.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)   pdf (161.9 Kb)   docx (252.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com