O Globo de Plasma
Por: montezumax • 17/2/2019 • Relatório de pesquisa • 408 Palavras (2 Páginas) • 378 Visualizações
Globo de Plasma
Raios não vem apenas do céu!
UNESP – Campus Guaratinguetá
Departamento de Física e Química
Referencial Teórico
O Globo de Plasma refere-se a uma montagem que reúne eletrônica e descarga em gases rarefeitos. O faiscamento observado nessa atmosfera de plasma é característico, na sua forma, pela natureza do sinal elétrico utilizado e, na sua cor, pelo tipo de gás utilizado.
Material Utilizado
Para a demonstração dos fenômenos físicos foram utilizados um globo de plasma e uma lâmpada fluorescente.
Procedimento
Primeiramente, deve-se conectar o globo à rede elétrica e observa-lo. Após isso, é necessário a aproximação da mão e o contato de um dedo com a esfera, resultando em uma luz brilhante que surgirá em direção a ele. Por fim, a lâmpada fluorescente deve ser segurada em uma de suas extremidades e aproximada em direção ao globo de plasma, decorrendo o acendimento desta, mesmo estando queimada.
Explicação Científica
O globo de plasma é constituído por uma esfera com um gás a baixa pressão, podendo este ser neônio ou argônio, denominado plasma (4º estado da matéria) juntamente com um circuito gerador de alta tensão.
“O globo de plasma é constituído de uma esfera de vidro, que quando ligada à energia elétrica, produz faiscamento de seu núcleo em direção ao exterior.” (Projeto de Instrumentação para o Ensino: “Experimente a Física”. ARINE, Bruno Burini Robles, p. 4, 2006)
Como a diferença entre o potencial do circuito e do vidro da esfera é muito alta, o gás contido no globo sofre ionização, onde seus íons são excitados, gerando o fenômeno da ionização e, ao voltarem para seu estado inicial, liberam a energia absorvida em forma de luz. Ao encostar na esfera, o movimento de cargas é favorecido, atuando como um fio terra, por esse motivo, o raio fica mais brilhante em direção ao dedo encostado no globo. Com a aproximação da lâmpada fluorescente da esfera, as inúmeras descargas elétricas que acontecem no interior do globo de plasma excitam os átomos presentes no gás da lâmpada, mesmo estando distante, devido à radiação eletromagnética que se propaga no ar.
Referências Bibliográficas
ARINE, Bruno Burini Robles. Projeto de Instrumentação para o Ensino (F809)“Experimente a Física”. Disponível em: <https://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/F530_F590_F690_F809_F895/F809/F809_sem1_2006/BrunoB-Lunazzi_F809_RF1.pdf> Acesso em 04 de junho de 2018.
Instrumentação para o Ensino de Física – FEG – UNESP, O Globo de Plasma em Sala de Aula – Marcelo Gonçalves Garcia e Rafael Augusto Couceiro Corrêa. Disponível em: <> Acesso em 04 de junho de 2018.
[pic 2]
...