O MEG (Modelo de Excelência da Gestão)
Seminário: O MEG (Modelo de Excelência da Gestão). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: victor12300 • 5/11/2014 • Seminário • 3.452 Palavras (14 Páginas) • 390 Visualizações
DESENVOLVIMENTO
As organizações consideradas como referenciais de excelência em nível internacional são aquelas que têm prosperado e alcançado a liderança internacional em suas respectivas áreas de atuação e que são exemplos reconhecidos de atuação em harmonia com o meio ambiente e integração com a sociedade. Para identificar o estágio atual de excelência da sua gestão, é preciso utilizar um modelo de referência, que conduza a organização a um processo de reflexão e melhoria.O principal modelo de referência hoje no Brasil é o Modelo de Excelência da Gestão, da Fundação Nacional da Qualidade, que se baseia em um conjunto de fundamentos da excelência que expressam conceitos atuais que se traduzem em práticas encontradas em organizações de elevado desempenho. Os fundamentos da excelência são:
Pensamento sistêmicoAprendizado organizacionalCultura de inovaçãoLiderança e constância de propósitosOrientação por processos e informaçõesVisão de futuroGeração de valorValorização das pessoasConhecimento sobre o cliente e o mercadoDesenvolvimento de parceriasResponsabilidade social
O MEG (Modelo de Excelência da Gestão) permite a organização à gestão com conceito de respeitar a cultura já existente da INOXEL, empresa que já está a 10 anos no mercado. Modelo que irá estimular a integração o alinhamento e o direcionamento da organização. A INOXEL deverá adotar os benéficos do modelo voltado a proporcionar um referencial para a Gestão, investindo em aprendizado organizacional, mensurando o resultado de forma objetiva gerando, confiança e credibilidades dos administradores da empresaDeverá ser adotado os seguintes critérios conforme o MEG:
Avaliação do modelo de gestão criando indicadores quantitativos de resultados.Pessoas – Gestão; Resultados Financeiros; Plano de Carreira; benéficos motivacionais diferenciados do mercado.
Liderança – Analise qualitativa do organograma que está sendo utilizado pela INOXEL.
Sociedade – Analise de impacto ambiental voltados aos índices de poluições e auto sustentabilidade dos recursos.
Processos – Reestruturação e reanalise de processos voltado aos indicadores de resultados no intuito de aumentar a produção reduzindo gastos e custos.
Resultado - Composto de avaliações dos indicadores de pessoas; sociedades e clientes, sendo esses indicadores o reflexo de resultados dos líderes e as questões socioambientais, com o comprometimento para com os cliente e pessoas da INOXEL.
Definições do Grupo de melhoria da Gestão.Indicação e criação do grupo de trabalho para iniciar o projeto de analise 360°; Critérios e métricas de avaliações das áreas Ponderar os indicadores de forma que sejam alcançáveis; Analise e resultado dos indicadores desenvolvidos; Conclusão de pontos de melhorias e implantações; Plano de melhorias classificados conforme prioridades e necessidades a serem implantados para garantir um resultado sustentável.
Conhecer os impactos da Empresa
Todos os anos são despejados na atmosfera cerca de 50 bilhões de toneladas de CO2, resultado da atividade industrial e de indivíduos. Hábitos de consumo, utilização de energia para a produção em grande escala são algumas das ações que colaboram para o preocupante quadro das mudanças climáticas. Logo, a reversão deste cenário está intrinsecamente ligada a uma postura proativa de toda a sociedade. O inventário de emissão de gases de efeito estufa permite às empresas conhecerem qual o impacto ambiental direto e indireto de suas atividades.Uma vez detectado o problema, pode-se traçar um caminho de redução à emissão de gases poluentes. Conhecer as emissões de gases de efeito estufa hoje é vital para o futuro dos negócios. Atitudes proativas, através de metas voluntárias de quantificação, redução e neutralização da emissão de gases poluentes que aumentam o efeito estufa, contribuem não somente para o desenvolvimento sustentável do planeta, mas, também, para a competitividade nos negócios. Ao reduzir o desperdício com emissões de gases nocivos, as empresas reforçam o seu comprometimento com o meio ambiente e também com a sociedade.
3. ORGANIZAÇÃO JURÍDICA
A terceirização tornou-se o meio mais utilizado pelas grandes empresas, na qual, é necessário elencar os fatos para que tenha êxito. Em uma empresa contratante de serviços terceirizados se torna corresponsável pelos serviços e mão-de-obra terceirizada em suas dependências, ou seja, qualquer reclamação a empresa será responsável pelas dívidas trabalhistas de empregados que trabalhem em suas instalações, mesmo sendo vinculada a empresa de contratação de serviços.legalidade. A terceirização é cada vez mais utilizada. Para que essa forma de contratação de serviços tenha êxito, é necessário o cumprimento de alguns procedimentos e regras básicas.Os contratantes de serviços terceirizados são corresponsáveis pela mão-de-obra terceirizada em suas dependências perante reclamações trabalhistas. Isto significa, que poderão responder por dívidas trabalhistas e previdenciárias de empregados que trabalhem em suas instalações, embora vinculados a empresas de prestação de serviços.RETENÇÕESAtualmente, outro fator que merece destaque na contratação de terceiros é a retenção tributária, ou seja, retenção de INSS, PIS, COFINS, CSLL, ISS e IRRF. A contratante não efetuando as respectivas retenções, em procedimento de fiscalização tributária, deverá recolher os tributos, mesmo que não os reteve.LEGALIDADEA terceirização pode ser aplicada em todas as áreas da empresa definida como atividade-meio.Para identificar as áreas que podem ser terceirizadas deve-se analisar criteriosamente o contrato social das empresas e definir acertadamente a atividade-fim.A CLT, no art. 581, § 2º dispõe que se entende por atividade-fim a que caracterizar a unidade do produto, operação ou objetivo final, para cuja obtenção todas as demais atividades convirjam, exclusivamente em regime de conexão funcional.É ilegal a terceirização ligada diretamente ao produto final, ou seja, a atividade-fim. Isolando a atividade-fim, todas as demais podem ser legalmente terceirizadas.A atividade-fim é a constante no contrato social da empresa, pela qual foi organizada. As demais funções que nada têm em comum com a atividade-fim são caracterizadas como acessórias, ou de suporte à atividade principal, as quais podem ser terceirizadas.
4. IMPLEMENTAÇÃO
Como apresentação de proposta para implantação de melhorias de processos e a otimização dos resultados organizacionais, venhamos
...