O Marketing De Atacado E Varejo
Por: Marivas13 • 29/9/2023 • Trabalho acadêmico • 1.049 Palavras (5 Páginas) • 58 Visualizações
Página de
[pic 1]
MARKETING DE ATACADO E VAREJO
Santo Amaro
2013
[pic 2]
Santo Amaro
2013
ATIVIDADE VIRTUAL
Questão 1.
Faça uma análise comparativa entre os conteúdos apresentados na aula 2 do nosso módulo “A Evolução do ATACADO E Varejo: Mudanças e Tendências” e a entrevista supracitada, apontando as semelhanças e as informações complementares de cada texto. O varejo da sua cidade está preparado para todas essas mudanças? Por quê?
È possível observar que ambos os textos abordam sobre as novas intenções para o mercado do varejo no Brasil nos últimos anos. Na entrevista o especialista em varejo Marcos Gouveia salienta que o crescimento do varejo no Brasil se deve a fatores como a estabilidade da economia, o amadurecimento do consumidor (que está cada vez mais exigente), a aplicação de praticas globais no setor que adequadas à realidade do país vem dando uma nova perspectiva ao varejo. Ele também destaca o fortalecimento das grades empresas, a implantação de novas tecnologias, o investimento em infra-estrutura e recursos humanos e a competitividade entre as empresas. Marcos Gouveia retrata que as lojas, que antes eram apenas um ponto de venda, hoje têm um novo papel, passou a ser um ponto de experiência, conveniência, relacionamento e soluções.
A abordagem feita no texto “A evolução do Atacado e Varejo: Mudanças e Tendências” dá a mesma conotação ao assunto, destacando que, além de tudo que já foi relatado, existem fatores que influenciaram rigorosamente para o desenvolvimento do setor: a globalização, a entrada de grandes grupos empresariais internacionais no Brasil; a consolidação das grandes empresas, que tem assumido uma grande participação no mercado; o aumento do poder do varejo, o que permite que os grandes compradores ditem as regras do mercado, como preço, prazo e quantidades; parceria e alianças com fornecedores, o fortalecimento desta parceria aumenta a vantagem competitiva. Há também uma atenção muito relativa a fatores como: lojas virtuais, mudanças no comportamento do consumidor, etc.
No contexto da cidade em que vivemos (Santo Amaro, Ba), o varejo ainda está tentando acompanhar o desenvolvimento relatado nos textos. Já existe em nossa cidade lojas de grandes redes, no setor de moveis: Loja Insinuante, Ricardo Eletro, Magazine Luiza. No setor de alimentos: Supermercado Todo Dia. No entanto a infra-estrutura oferecida pela cidade (por se tratar de uma cidade histórica) atrapalha o desenvolvimento do varejo. Contudo é possível observar o aumento no uso das lojas virtuais, muitos consumidores têm buscado esses serviços pela comodidade, facilidade e também por encontrar, na maioria das vezes, melhores preços.
Questão 2.
Com base no que foi exposto na entrevista e no que estudamos sobre varejo, descreva como deve ser um SIM de uma empresa varejista local (tome como exemplo uma empresa que você conhece bem). Que informações esse sistema deveria ter? Como elas deveriam estar organizadas? Você sugere alguma pesquisa de marketing para esta empresa?
O SIM (sistema de informações de Marketing) é definido por KOTLER (2003, p. 122) como “um sistema constituído de pessoas, equipamentos e procedimentos para a coleta, classificação, analise, avaliação e distribuição de informação”. Esse processo deve ser realizado de maneira precisa e oportuna, visando dar suporte à tomada de decisão. No varejo não é diferente, no entanto o SIM deve ser aplicado com muita mais eficiência, levando em consideração que os concorrentes estão atentos para agir na falhas dos outros. Ainda com base no conceito de KOTLER é possível perceber que as empresas que adotam melhor o SIM têm uma grande vantagem competitiva em relação às demais, sendo mais eficientes em segmentar seus mercados, em desenvolver ofertas de produtos e serviços e executar o planejamento de marketing.
No mercado local as empresas varejistas, principalmente os supermercados (tomando como exemplo o Supermercado Todo Dia), estão muito atentas para a coleta de informações que compõem o SIM. Essas empresas costumam fazer rápidas entrevistas com clientes (informações externas) para saber se estão satisfeitos com o ambiente, com o atendimento e também com os produtos e serviços oferecidos, fazem reuniões periódicas com funcionários (informações internas), costumam também analisar os concorrentes, verificam os preços, prazos, promoções e outros atrativos que os concorrentes podem oferecer. No entanto o SIM oferece muito mais que isso, pois se trata de uma ferramenta infinitamente complexa. Para que as empresas locais se beneficiem da utilização do SIM não basta apenas coletar e armazenar as informações, mas é necessário analisar e avaliar as informações, de forma que o setor de decisões possa escolher qual o melhor caminho para alcançar os objetivos pré-estabelecidos pela empresa e aproveitar as oportunidades que o mercado oferece.
...