O Marketing Pessoal
Por: Karine Rocha • 5/3/2017 • Projeto de pesquisa • 4.254 Palavras (18 Páginas) • 192 Visualizações
13 de Fevereiro de 2017- Segunda feira
Tema: Marketing Pessoal Atividades Desenvolvidas
• Exibição e debate do Vídeo: “Entrevista com Estagiário – Roberto Justus”.
• Leitura, reflexão e debate de notícias.
• Atividade em grupo: Pesquisa sobre os temas: “Apresentação Pessoal”, “Entrevista de Emprego”, “Processo Seletivo” e “Elaboração de Currículo”.
Relacionado ao Tema
- Discorra sobre o tema que ficou de responsabilidade do seu grupo, salientando os principais pontos.
Elaboração de currículo
Não existe modelo ideal para a elaboração de um currículo. O candidato deve definir seu objetivo, ressaltar suas principais habilidades e resultados e adaptar o currículo ao possível empregador.
Se estiver tentando mudar de área, não adianta nada, por exemplo, fazer uma longa lista das empresas por onde passou. Fazendo isso, no máximo vai arranjar um trabalho na mesma área em que sempre atuou. Nesse caso, é melhor destacar as habilidades transferíveis e outras qualificações que possam interessar a eventuais empregadores. Cuidado com erros de ortografia e gramática. Se não se sentir seguro, contrate um profissional para revisar seu texto. Faça uma carta para acompanhar o currículo. Essa correspondência deve ser modificada de acordo com o empregador.
[pic 1][pic 2]
Ação, reflexão e ação:
Na aula de hoje aprendemos tudo sobre entrevista de emprego e currículo perfeito.
Em uma entrevista de emprego você deve falar: Fale das suas principais qualificações acadêmicas e profissionais, sempre relacionando-as com a vaga de interesse;
Mostre interesse na vaga e na empresa, diga o quanto ela poderá contribuir para o seu crescimento profissional e como você também poderá contribuir estando em seu quadro de funcionários;
Comente sobre a empresa, demonstrando que pesquisou sobre o seu ramo de atuação e que tem real interesse na vaga;
Questione sobre as atividades desenvolvidas pela posição que está concorrendo e, em seguida, fale sobre os conhecimentos que possui e que podem contribuir para o desenvolvimento do trabalho proposto.
O que não devemos falar: Não faça comentários pessoais sobre a empresa ou o chefe anterior. Ex.: “Meu chefe era incompetente” ou “A empresa nunca pagava em dia”. Esses comentários certamente serão vistos de forma negativa pelo selecionador. Atenha-se a informações formais, como atribuições do cargo que ocupa e trabalhos desenvolvidos;
Não demonstre falta de interesse na vaga quando perguntado sobre o porquê quis participar do processo – isso vai prejudicá-lo na seleção. Ex.: “Na verdade, eu tenho interesse em atuar em outra área, mas como apareceu esta oportunidade eu resolvi tentar”;
Nunca coloque em questão a idoneidade da empresa. Fazer comentários que indicam insegurança com relação aos serviços oferecidos pela empresa é um erro incorrigível;
Não questione o selecionador sobre costumes internos da empresa, como emendas de feriados, por exemplo. Esse tipo de questionamento pode transmitir uma imagem de profissional pouco comprometido com o trabalho ou desinteressado.
Essa conversa frente a frente pode ser uma aliada, mas também pode prejudicar o candidato. Por isso, é preciso tomar cuidado com o que se fala e com a imagem transmitida ao selecionador. Ser monossilábico é, sem dúvidas, um problema. Mas falar demais pode ser ainda mais perigoso. Certos assuntos não devem, de forma alguma, ser discutidos durante a entrevista. Outros são extremamente importantes e agregam pontos ao candidato.
[pic 3]
14 de Fevereiro de 2017 -Terça feira
Tema: Marketing Pessoal Atividades Desenvolvidas
- Apresentação de Trabalho de Grupos.
- Leitura, reflexão e debate do texto: Marketing Pessoal e Marketing de Resultados. Livro: Guia de Orientação de Atividades para Construção do Portfólio.
- Dicas para Elaboração de Currículo.
Relacionado ao Tema
1 – Cite 10 atitudes corretas e 10 atitudes incorretas em relação ao Marketing Pessoal
2 – Elabore um texto em que busque responder ao seguinte questionamento: “O que o mercado de trabalho espera de você?”
3 – Anexe o seu Currículo
Fazendo Marketing Pessoal da Maneira Correta
Boa aparência: ter uma boa aparência não significa ao contrário que muitas pessoas pensam, de ser magro, ter padrões de beleza elevados ou usar roupas das melhores marcas, mas sim, saber vestir-se conforme a ocasião exige. Ter corte de cabelo adequado, unhas limpas e bem feitas e ter postura correta diante das situações do dia a dia de trabalho.
Humildade: o profissional humilde sabe admitir seus erros, não tem medo de assumir suas falhas, tem noção que pode aprender com resultados negativos e tem convicção que da próxima vez fará melhor.
Boa dicção: uma boa dicção ajuda muito na hora de expor seus argumentos, a comunicação é um fator chave para um bom andamento dos negócios.
Liderança: ser um líder é ter capacidade de influenciar pessoas a pensarem do seu modo, sem que para isso, se utilize meios de força, conquistando admiração e confiança. Respeitando as opiniões e incentivando habilidades, é muito difícil alguém se tornar um líder se não tiver um ótimo trabalho de seu marketing pessoal.
Espírito de Equipe: atitudes de ajuda sejam a quem for e sem esperar nada em troca, isso significa ter espírito de equipe, muitas vezes o comodismo e a desmotivação inibem atos de ajuda. Preste atenção aos seus sentimentos, nem sempre o que queremos fazer é o correto a ser feito.
...