O Mercado Financeiro
Por: julianacpa • 23/5/2017 • Trabalho acadêmico • 323 Palavras (2 Páginas) • 194 Visualizações
Resumo da notícia
A noticia fala sobre a falta de transparência das estatais no Brasil, o diagnóstico faz parte de um relatório ¨ Avaliação da transparência fiscal no Brasil ¨ realizado pelo Fundo Monetário Internacional a pedido do ministério da Fazenda . A falta de transparência envolve bancos públicos, banco central, tesouro nacional e ainda relações entre governo central e os bancos públicos e entre governo central e os governos subnacionais, a falta de clareza nas normas de relato fiscal prejudica a eficácia das regras fiscais.
O documento afirma ainda que as estatais Eletrobrás e Petrobras tem pouca transparência fiscal, com riscos para o país. Ainda segundo o documento, as duas gigantes estatais foram removidas das estatísticas fiscais do setor público (como cálculo do déficit e da dívida pública) o que enfraqueceu a transparência fiscal. Detalhe, ambas foram alvo de investigações da lava-jato, estima-se que a corrupção representou cerca 3% do valor dos contratos, ou 6,2 bilhões.
O documento do FMI pede clareza do governo sobre as metas fiscais de médio prazo e um reforço na divulgação dos riscos fiscais do Brasil, entre as medidas defendidas estão a inclusão nos relatórios fiscais das despesas diretas e das receitas dos fundos extraorçamentários e paraestatais, além da necessidade de se produzir estatísticas mais abrangentes sobre o setor público.
O relatório sugere que o Brasil poderia criar um conselho fiscal independente para avaliar o realismo das previsões orçamentais, examinar a política fiscal e monitorar o cumprimento das regras fiscais. Na avaliação do FMI, a publicação de um relatório sobre a sustentabilidade fiscal a longo prazo ajudaria a construir um consenso para as reformas indispensáveis, como a reforma da previdência.
Resumo em um parágrafo:
A omissão de informações sobre algumas estatais dificultam o cálculo da dívida pública real e diminuem a eficácia dos planos desenvolvidos para a crise e as regras ficais acabam não funcionando. Com esse texto é perceptível que a situação das empresas estatais é bem pior do que o divulgado.
...