TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mercado Financeiro

Por:   •  8/8/2018  •  Ensaio  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 3

O mercado financeiro é composto de 4 partes,

Mercado Monetário é o segmento do mercado financeiro onde as operações são feitas de curto e curtíssimo prazos para atender as necessidades imediatas, principalmente das instituições financeiras. Nesse mercado os agentes econômicos e os próprios intermediários suprem suas necessidades de caixas, por meio das operações bancarias. Neste mercado são feitas as operações para controle da oferta de moeda e das taxas de juros de curto prazo, para garantir a liquidez da economia, através da colocação, recompra e resgate de títulos da divida publica de curto prazo. Participam o banco central e instituições financeiras captadoras de depósitos à vista.

Mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza seu processo de capitalização. O objetivo do mercado de capitais é canalizar recursos de médio e longo prazo para as empresas, por operações de compra, venda de títulos e valores mobiliários, efetuadas entre empresas, investidores e intermediários. A maior parte dos recursos financeiros de longo prazo é suprida por intermediários financeiros não bancários. Os principais títulos negociados são os representativos do capital de empresas ( as ações ) ou de empréstimos tomados, via mercado, por empresas (debentures conversíveis em ações, bônus de subscrição e commercial papers ( notas promissórias)), que permitem a circulação de capital para custear o desenvolvimento econômico, abrange ainda as negociações com direitos e recibos de subscrição de valores mobiliários , certificados de depósitos de ações e demais derivativos autorizados à negociação.

Mercado cambial é composto pelo conjunto de operações de compra e venda de moedas conversíveis de diversos países. Podem ocorrer operações a prazo para suprimento de necessidades momentâneas de moeda estrangeira, como fechamento de cambio de importação, o contrário, podem ser adquiridas divisas por antecipação, são os exportadores que trocam reais por moedas estrangeiras a receber. As operações nesse mercado são feitas por intermediação de instituições financeiras autorizadas, bancárias e não bancarias. O banco central do Brasil é o órgão responsável pela administração, fiscalização e controle das operações de cambio e da taxa de cambio atuando através de sua política cambial.

Mercado de crédito é onde se desenvolve a intermediação financeira, por um conjunto de transações realizadas pelos agentes econômicos e instituições financeiras de curto e médio prazo, destinada ao suprimento de recursos para atender às necessidades das pessoas e de capital de giro das empresas. Denominado também de mercado bancário, que abrange as operações de empréstimo e financiamento. É dito organizado porque os agentes econômicos atuam por meio de estruturas definidas e regulamentadas, em que a oferta e demanda possuem fluxos regulares. O Banco Central é o responsável pelo controle, normatização e fiscalização deste mercado. Este mercado é fundamental para alimentar a economia de liquidez, através do financiamento das vendas ou compras das empresas e dos empréstimos para os projetos de investimentos. Uma medida importante no mercado de crédito é a relação entre operações de crédito e o PIB de um país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (38 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com