O Mercado de Capitais
Por: paulista81 • 28/4/2020 • Trabalho acadêmico • 6.482 Palavras (26 Páginas) • 151 Visualizações
[pic 1]
ADMINISTRAÇÃO
DE EMPRESAS
Wesley Rosa Durães
RA - 2017009974
BARUERI
2019
WESLEY ROSA DURÃES – RA 2017009974
TRABALHO ESTUDO DIRIGIDO: ASPECTOS HISTÓRICOS DO MERCADO DE CAPITAIS: A EVOLUÇÃO DO MERCADO FINANCEIRO NO MUNDO E NO BRASIL - DA DISCIPLINA MERCADO DE CAPITAIS, 8º SEMESTRE
Trabalho Estudo Dirigido sobre os Aspectos Históricos do Mercado de Capitais da disciplina Mercado de Capitais à Faculdade de Barueri, como exigência parcial para a conclusão da matéria sob orientação do Professor Samuel Lima Mello.
BARUERI
2019
SUMÁRIO
RESUMO 4
ABSTRACT 4
INTRODUÇÃO 5
O que é Mercado de capitais? 5
Origem e evolução do mercado financeiro, os juros e o lucro 5
A evolução do mercado financeiro no Brasil 6
Novo Mercado 7
A reforma na Lei das Sociedades Anônimas 8
A organização do sistema financeiro brasileiro 9
O processo de alocação de capital 10
Títulos financeiros 11
O mercado de crédito 12
O mercado de capitais 13
Conceito Legal e Objetivo Social 15
O mercado monetário e o mercado cambial 16
O pregão 17
O Mercado de Derivados 17
Conclusão 18
REFERÊNCIAS: 19
RESUMO
Este estudo foi realizado com o objetivo de analisar a estrutura e o funcionamento do mercado de capitais, de forma geral considerando seu aspecto evolutivo. A questão principal foi procurar o entendimento sobre o que é a bolsa de valores e as variáveis envolvidas na sua estrutura e funcionamento, tanto local quanto global. Através de uma pesquisa descritiva onde recorreu-se à técnica de levantamento documental, este estudo apontou que o mercado de capitais vem se transformando ao longo do tempo, onde processos de aprimoramento de mecanismos de compliance (como a governança corporativa, por exemplo) e regulamentações mais complexas e dinâmicas vem contribuído de sobremaneira para a evolução das bolsas. Os fluxos de recursos capitais entre poupadores (investidores) e tomadores (empreendedores) através do mercado de capitais formam um meio extremamente viável, tanto para aqueles que querem investir como para aqueles que precisam de recursos capitais à juros e taxas menos onerosos. Os produtos negociados em bolsa são títulos, ações, fundos, opções e debêntures, entre outros. Assim, a bolsa de valores torna-se muito atrativa e saudável como forma de dinamizar e desenvolver a economia, pois há uma participação universal entre pessoas físicas (investidores) e pessoas jurídicas (investidores e/ou empreendedores).
Palavras-chave: Mercado de capitais. Bolsa de valores. Recursos capitais. Investidores. Empreendedores.
ABSTRACT
This study was conducted with the objective of analyzing the structure and functioning of the capital market, generally considering its evolutionary aspect. The main issue was to seek understanding about what is the stock exchange and the variables involved in its structure and functioning, both local and global. Through a descriptive research using the documentary survey technique, this study pointed out that the capital market has been changing over time, where processes for improving compliance mechanisms (such as corporate governance, for example) and regulations more complex and dynamic has contributed greatly to the evolution of stock exchanges. Capital flows between savers (investors) and borrowers (entrepreneurs) across the capital market are an extremely viable means for both those who want to invest and those who need capital resources at lower interest rates and rates. Exchange-traded products include bonds, stocks, funds, options and debentures, among others. Thus, the stock exchange becomes very attractive and healthy as a way to boost and develop the economy, as there is a universal participation between individuals (investors) and legal entities (investors and / or entrepreneurs).
Keywords: Capital market. Stock Exchange. Capital resources. Investors. Entrepreneurs
INTRODUÇÃO
O mercado financeiro vem se expandindo em termos de participantes e de produtos diversificados, principalmente, após a abertura global dos mercados no final da década de 1980 e início da década de 1990, efeito este que ficou conhecido como globalização. Com as fronteiras mercadológicas cada vez mais próximas, diversos países passam a interagir econômico/financeiramente com maior vigor e menos barreiras, balizados sobre legislações locais cada vez mais alicerçadas em normas e regras globais que regem os mercados com mecanismos que incentivam a alocação de recursos em diversos setores e mercados. Sendo a bolsa de valores uma instituição que representa, talvez, a forma mais eclética e dinâmica para alocação e obtenção de recursos capitais, se faz necessário entender como ela funciona e quais os agentes envolvidos. Apesar de ouvirmos diariamente nos noticiários sobre as altas e as baixas dos índices das bolsas de valores e seus impactos no mercado, esse assunto ainda não é tão comum quanto se pensa quando falamos em termos gerais, ou seja, para o cidadão comum a bolsa pode parecer algo, ainda, obscuro demais. Nesse sentido, se faz necessário identificar a seguinte questão: O que é a bolsa de valores? Para responder a essa questão, foi realizada uma pesquisa descritiva cujo objetivo principal foi estabelecer as relações existentes entre as variáveis envolvidas. A técnica utilizada para construção do estudo foi a pesquisa documental que se baseou na leitura de livros, artigos e websites, ambos especializados no assunto.
...