O PROJETO MULTIDISCIPLINAR – AMBIENTE OPERACIONAL
Por: talmeida96 • 10/6/2021 • Trabalho acadêmico • 5.148 Palavras (21 Páginas) • 395 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
ADMINISTRAÇÃO
PROJETO MULTIDISCIPLINAR – AMBIENTE OPERACIONAL
PULL SPORT
BRASIL
2021
ESTUDO DE CASO – PULL SPORT
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Projeto Multidisciplinar – Ambiente Operacional, na Universidade Cruzeiro do Sul.
BRASIL
2021
RESUMO
O estudo de caso da empresa Pull Sport realizado por meio desse projeto multidisciplinar de ambiente operacional tem como objetivo analisar os problemas apresentados na gestão da empresa devido à falta dos princípios da administração e a atuação de um consultor para a melhoria desse caso.
Palavras-chave: Gestão, princípios de administração, consultoria
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO
- DESENVOLVIMENTO
2.1 HIERARQUIA
2.2 DIVISÃO DE TAREFAS
2.3 PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO
2.4 DA GESTÃO DE MATERIAL E DE PESSOAL
2.5 ESTILO DE LIDERANÇA
2.6 DA RELAÇÃO DE ADMISSÃO E DEMISSÃO
2.7 CULTURA ORGANIZACIONAL
2.8 DA RELAÇÃO DE PODER NA EMPRESA
2.9 ERRO DO CONSULTOR
2.10 PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DA EMPRESA
3. CONCLUSÃO
4. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
- INTRODUÇÃO
Este projeto apresentará um estudo de caso da empresa Pull Sport, que atuava no ramo têxtil produzindo e vendendo roupas femininas. Apesar da empresa ser renomada, a mesma enfrentava sérios problemas em sua administração, e como solução contatarão um consultor para melhorar os problemas de gestão da empresa.
A metodologia utilizada nesse projeto foi a pesquisa bibliográfica relacionada com a análise dos problemas encontrados na empresa, através do desenvolvimento de um questionário que descreveu: a hierarquia da empresa, a divisão das tarefas, os princípios da administração, a gestão de material e de pessoal, a cultura organizacional, a relação de poder na empresa, o erro do consultor e os pontos positivos e negativos da empresa.
Com esse estudo objetivamos concluir a respeito dos impactos que a falta de uma administração correta tem sobre uma empresa.
- DESENVOLVIMENTO
- HIERARQUIA
A hierarquia é a distribuição do poder dentro de uma empresa, onde haverá subordinação de uns aos outros. As ordens são emanadas pelos superiores e todos os escalões devem cumpri-las, devendo assim haver esforços de todos os envolvidos para caracterização dos objetivos da empresa.
Empresas onde todos têm o poder teriam mais dificuldades de funcionamento, já que as pessoas têm visões diferentes, e decisões precisam ser tomadas. Sendo assim, a hierarquia é dividida pelos seguintes níveis:
Estratégico – Onde são definidos os objetivos da empresa, as políticas a serem seguidas. É constituído pelos dirigentes (diretores, gestores), que produzirão a visão e a missão da empresa, que definirão o futuro negócio, dirimindo as incertezas do ambiente externo, donde serão determinados os objetivos e metas através de atividades de planejamento, organização e controle. Será um processo contínuo, pois estará voltado à tomada de decisões que envolve aplicação de recursos financeiros de forma eficiente, com objetivo de aumentar a satisfação dos clientes, reduzir os custos, aumentar a capacidade dos funcionários. Como são planos devem ser traçados para médio prazo, assim devem ser revisados sempre que forem necessários sob pena da empresa se tornar engessada frente as necessidades sociais e econômicas.
Tático - “[…] é o que trabalha com determinada área de resultado e não com toda a organização” (OLIVEIRA, 2010, p. 44). É a gerência de departamentos, aqui são definidas aos cargos e tarefas de cada função na organização, para atingir o traçado pelo nível estratégico. Visa a melhor otimização, ajudando na definição de função de todos os níveis de colaboradores, viabilizando a comunicação interna e externa, possibilitando também a motivação e correlação de falhas que possam surgir.
Operacional - Segundo Oliveira (2010, p. 44): “[...] é o que formaliza, principalmente através de documentos escritos, os processos administrativos estabelecidos para o desenvolvimento das organizações”. Onde é realizado a execução dos trabalhos, aqui os cargos estão abaixo do gerente. Antigamente esse nível apenas cumpria as ordens e executava, mas atualmente eles também participam do planejamento, dando subsídios para que se obtenha eficiência e um entendimento completo do negócio.
No caso da empresa em questão, verifica-se que a estrutura de organização da Pull Sport não tem uma hierarquia bem definida, visto que os membros dividem ou assumem responsabilidades que não são pertinentes ao seu cargo, e a empresa começa a apresentar problemas quando os sócios não respeitam as suas funções.
A administração da empresa era responsabilidade do Sr. Dz. onde ele ficava a frente de todas as funções, não havendo na prática uma hierarquia. Os demais sócios eram responsáveis apenas pelas questões que envolviam os modelos da marca. Porém, a contratação do consultor foi decidida contra a vontade do Sr. Dz. pelos demais sócios, mostrando a desorganização da administração da empresa.
O gerente administrativo, Sr. Paulo, quando questionado pelo consultor sobre quem eram os chefes dos setores, não foi capaz de responder o questionamento com a seguinte alegação: “existem pessoas com a função de chefe, que não são de fato chefes”.
Quem coordenava a todos os setores era o “chefe de expedição”.
Não havia na empresa um organograma, o que prejudicava os colaboradores a terem clareza sobre a hierarquia, e havia uma falha na comunicação entre os setores devido a logística da empresa que era dividida em prédios, e não sabiam qual era o nível de autoridade de cada um.
...