O Papel do operador de transporte multimodal
Por: Anna Carolina Krüger • 29/4/2019 • Trabalho acadêmico • 259 Palavras (2 Páginas) • 190 Visualizações
Universidade do vale do Itajaí – Administração
Disciplina: Logística
Prof.: Leonardo Specorte Russi
Acadêmica: Anna Carolina Krüger
O Papel do operador de transporte multimodal
O Operador de Transporte Multimodal é a pessoa jurídica contratada como principal para a realização do Transporte Multimodal de Cargas da origem até o destino, por seus próprios meios ou por intermédio de terceiros, de acordo com as necessidades e especificidades de cada carga a ser deslocada.
O contrato com o cliente estabelece o operador como responsável por todo o processo da origem ao destino. A partir desse contrato o operador deve determinar os melhores meios para o transporte e quais os serviços serão terceirizados, além do transporte também é importante pensar nos serviços adicionais necessários, como o armazenamento, coleta e todos os detalhes para obter sucesso no processo e atender a demanda do cliente.
O OTM assume a responsabilidade por qualquer avaria e perda durante o processo, além de ser responsável pelo prazo de entrega se assim for estabelecido em contrato. É responsável por todo o serviço terceirizado e pelo trabalho desenvolvido por seus colaboradores.
Atualmente temos 493 empresas brasileiras habilitadas e 6 estrangeiras, totalizando 499 empresas que podem fazer esse tipo de operação de transporte multimodal no Brasil.
O OTM pode atuar no transporte de produtos de todos os setores da indústria e o gerenciamento, transporte e logística de produtos é mais recorrente no setor químico geral e controlado, no setor de bens de consumo, medicamentos, alimentos, energia, varejo, tecnologia, indústrias têxteis, automotivos e de cosméticos.
Volume de movimentação:
2017: 375,2 bilhões de toneladas de carga por km útil
[pic 1]
...