O Planejamento Estratégico Em Micro E Pequenas Empresas: A Viabilidade Da Utilização Da Matriz Swot
Por: Lucas Eduardo • 8/6/2023 • Trabalho acadêmico • 10.485 Palavras (42 Páginas) • 91 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
THIAGO LUIZ ALVES
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: A VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DA MATRIZ SWOT
THIAGO LUIZ ALVES
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: A VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DA MATRIZ SWOT
Monografia apresentada ao curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Pampa, como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Engenharia de Produção.
Orientador: Prof. Dr. Claudio Sonáglio Albano
THIAGO LUIZ ALVES
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: A VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DA MATRIZ SWOT
Monografia apresentada ao curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Pampa, como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Engenharia de Produção.
Dissertação defendida e aprovada em: 21/08/2014 Banca examinadora:
[pic 1]
Prof. Dr. Claudio Sonáglio Albano Orientador
Unipampa
[pic 2]
Prof. Dr.Caio Marcello Recart da Silveira Unipampa
[pic 3]
Prof. Me. Andressa da Rocha Lhamby Unipampa
AGRADECIMENTOS
Agradeço primeiramente a Deus por me trazer até aqui e me guiar por todo o caminho. Agradeço a todas as pessoas que de alguma forma contribuíram com o meu sucesso,
que de alguma forma me deram oportunidades para me tornar a pessoa que eu sou, em especial aqueles me tornaram mais humildes e responsável durante essa jornada.
Agradeço aos meus pais, pois sem o apoio, educação e todo o amor que me foi dado, eu não estaria neste patamar, logo, dedico não somente este trabalho, mas o meu sucesso à eles.
Agradeço ao meu orientador, professor Claudio Albano, por estar sempre disponível para meus questionamentos, pela paciência e pela sinceridade que sempre veio dele a meu respeito.
Aos senhores Luiz Mario e Rodrigo, que abrem as portas de sua empresa e me possibilitam estudar com eles a empresa que lhes traz sustento.
”É impossível avaliar a força que possuímos sem medir o tamanho do obstáculo que podemos vencer, nem o valor de uma ação sem sabermos o sacrifício que ela comporta.” (H. W. Beecher)
RESUMO
Na realidade brasileira, na maioria dos casos, a gestão das empresas de pequeno porte é desempenhada pelos seus próprios donos, que muitas vezes não possuem experiência e conhecimentos necessários para esta atividade. Este fato ocasiona que a grande maioria destas organizações não consigam fazer frente as novas exigências de seus mercados competitivos. Assim, este trabalho teve como principal objetivo propor e demonstrar para gestores de uma pequena empresa do ramo agrícola, ferramentas de planejamento estratégico, tais como a matriz SWOT e desenvolver com estes gestores a metodologia para a composição da mesma. Ao final do trabalho percebe-se que os gestores não tinham conhecimento desta ferramenta, bem como que a partir dos resultados do desenvolvimento da matriz SWOT, estes profissionais podem ter melhores condições para o desempenho de suas atividades, possibilitando para a organização melhores condições de competir em seu mercado.
Palavras-chave: Planejamento estratégico. Micro e pequenas empresas. Matriz SWOT.
ABSTRACT
In Brazil, in most cases, the management of small businesses is performed by its owners, who often lack experience and knowledge required for this activity. This fact causes that the vast majority of these organizations are unable to cope with the new demands of their competitive markets. This work aimed to propose and demonstrate to managers of a small business, agricultural, strategic planning tools such as SWOT and develop these managers with a methodology for the composition of it. At the end of the work can be seen that effectively managers were not aware of this tool, as well as that from the results of the development of the SWOT matrix, these professionals may be better able to perform their activities, allowing for better organization conditions to compete in your market.
Key words: Strategic planning. Micro and small enterprises. SWOT matrix.
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 – Interação entre ambiente interno e externo 24
Figura 2 – Análise de Ambiente interno e externo. 25
Figura 3 – Matriz GUT 26
LISTA DE QUADROS
Quadro 1 – Pontos fortes 34
Quadro 2 – Oportunidades 34
Quadro 3 – Pontos Fracos 35
Quadro 4 – Ameaças 37
Quadro 5 – Matriz GUT 37
LISTA DE SIGLAS
BNDES – Banco Nacional do Desenvolvimento. BRDE - Banco Regional do Desenvolvimento. GUT – Gravidade, Urgência, Tendência.
PIB - Produto Interno Bruno.
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. SWOT – Strengths, Weaknesses, Opportunities anda Threats.
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA 12
- Objetivos 14
- Objetivo geral 14
- Objetivos específicos 14
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 15
- Micros e Pequenas Empresas 15
- Dificuldades encontradas pelas micro e pequenas empresas. 16
- Planejamento estratégico 17
- Planejamento estratégico nas organizações. 19
- Planejamento estratégico nas micro e pequenas empresas 20
- A importância do planejamento estratégico em micro e pequenas empresas 21
- Matriz SWOT 22
- Matriz GUT 26
- METODOLOGIA DE PESQUISA 27
- Descrição do contexto de trabalho 28
- Multi Grãos Cereais 29
- ANÁLISE E DISCUSSÃO 31
- Questões gerais relacionadas ao planejamento estratégico da organização. 31
- Formação Matriz SWOT – Pontos fortes. 33
- Formação Matriz SWOT – Oportunidades. 34
- Formação Matriz SWOT – Pontos Fracos. 35
- Formação Matriz SWOT – Ameaças. 36
- Formação Matriz GUT 37
- CONSIDERAÇÕES FINAIS 39
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 40
INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA
No atual cenário econômico, onde a competitividade é bastante forte, existe a necessidade de manter-se sempre atualizado de acordo com as características organizacionais que fazem a diferença para o sucesso ou para o declínio das organizações. De uma forma geral, é necessário um amplo conhecimento do segmento no qual a empresa está inserida, ou seja, dominar o seu nicho de mercado, além de estar sempre atento às novas tecnologias e ferramentas que auxiliam e muitas vezes podem ser fundamentais para o futuro de algumas organizações.
...