O Projeto Oxigênio do Google
Por: elybatista • 31/3/2016 • Resenha • 907 Palavras (4 Páginas) • 1.514 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE PROJETOS
Fichamento de Estudo de Caso
Ely Batista do Rêgo Júnior
Mat.: 201601067984
Trabalho da Disciplina
Fundamentos do Gerenciamento de Projetos,
Tutor: Prof. ANTONIO LUIS DRAQUE PENSO
Jaboatão dos Guararapes - PE
2016
Estudo de Caso
CASO: Projeto Oxigênio do Google: Os gerentes são importantes?
No início dos anos 2000 a Google iniciou um projeto chamado Oxigênio, que foi iniciado por causa de uma questão fundamental que os executivos do Google haviam levantado: gerentes são importantes? Essa questão terminou iniciando um projeto de pesquisa de vários anos que por fim terminou criando um programa projetado para ajudar os funcionários do Google a se tornarem melhores gerentes. O programa se concentra em oito atributos principais e com ele se pode indicar melhorias estatisticamente significantes nos gerentes.
Os oitos comportamentos Oxigênio para Grandes Gerentes
- É um bom orientador
- Dá poder para a equipe e não faz microgerenciamento
- Expressa interesse / preocupação com o sucesso dos membros da equipe e com o bem-estar pessoal
- É produtivo e voltado para os resultados
- É um bom comunicador – escuta e compartilha informações
- Ajuda no desenvolvimento da carreira
- Tem uma visão/estratégia clara para a equipe
- Possui habilidades técnicas centrais que ajudam a aconselhar a equipe
Sabendo o que torna um gerente bom, eles poderiam: ver quais tipos de treinamentos poderiam criar; que tipos de gerentes poderiam precisar de mais atenção em técnicas de liderança; a forma de contratação; etc.
O Google foi fundado em 1998 por Sergey Brin e Larry Page, que desenvolveram um algoritmo que classificava os resultados de busca da Internet com base em quais páginas possuíam a maior quantidade de links direcionados. A cultura da empresa foi projetada para encorajar o coleguismo e quebrar as barreiras para um desenvolvimento rápido de idéias.
O Google criou um programa de publicidade voltado para palavras-chaves chamado AdWords, onde os publicitários poderiam comprar palavras-chaves e o Google exibia os anúncios para os usuários quando eles digitassem aquelas palavras-chaves. Os serviços de publicidades do Google permitiram a empresa a começar a ganhar dinheiro. Em 2002 esses serviços geraram $ 440 milhões em receita e $ 100 milhões em lucros. Em 2004 o Google abriu o capital e recebeu $ 2 bilhões. Em 2011 o Google tinha uma receita de $ 37,9 bilhões e $ 9,7 bilhões de receita líquida.
Quando o Google fez sua oferta pública de aquisição (OPA), a empresa tinha em torno de 3.000 funcionários e era administrado como um “triunvirato” com Schmidt (Eric Schmidt, antigo Presidente da Novell), Brin e Page. No final de 2012, o número de funcionários do Google era de aproximadamente 35.000. Os funcionários eram organizados em três grupos básicos: engenharia, organização global de negócios (vendas) e geral e administrativo (G&A).
O Google possuía uma cultura dominada por engenheiros. A tomada de decisões era descrita como “voltada para o consenso” e a empresa era muito plana. Existiam relativamente poucos gerentes. Com isso, havia questões internas sobre a importância geral e a contribuição dos gerentes. A autoridade era derivada do respeito ao próximo.
...