Projeto Oxigênio Do Google: Os Gerentes são Importantes
Pesquisas Acadêmicas: Projeto Oxigênio Do Google: Os Gerentes são Importantes. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: AnaDor1 • 18/2/2015 • 922 Palavras (4 Páginas) • 2.533 Visualizações
O Google foi fundado em 1998 por Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes que se conheceram na universidade Stanford. Eles descobriram que o desafio de filtrar informações importantes em grandes conjuntos de dados era um interesse em comum e isso resultou em uma maquina de busca que produzia resultados de busca com base em links que apontavam para uma pagina web particular
O sucesso com o levantamento de investidores para transformar a idéia em uma empresa foi grande, o google criou parcerias com as principais paginas da internet crescendo a sua reputação rapidamente.
Em 2000, O Google apresentou um programa de publicidade voltado para palavras-chaves chamado AdWords onde os publicitários podiam comprar palavras chaves e o Google exibia os textos na barra lateral dos resultados de busca por palavras chaves específicas.
Devido ao crescimento do Google, o quadro de funcionários disparou e passou a suportá-lo com um rigoroso processo de seleção voltado para dados. Os candidatos aprovados eram de alto nível e avaliados por seus atributos, como iniciativa, flexibilidade, espirito colaborativo, e, como motivação foi oferecido pacotes de remuneração, incluindo base salarial, bônus, opções de ações e uma lista de benefícios e regalias.
Pensando nisso, a operação de pessoal do Google ajudou a executar o processo de revisão de desempenho, que incluia um feedback regular e revisões anuais sobre o desenvolvimento da carreira do profissional mas estas informações ficavam presas em relatórios e não eram desenvolvidos, por este motivo os gerentes não se sentiam confortáveis e queriam dados que ajudassem na tomadas de decisões melhores. Foram então realizadas várias pesquisas por Setty e em 2009 com a formação de uma pequena equipe de análise chamado (PILAB) Laboratório de Pessoal e Inovação chegou-se a seguinte pergunta: “ Os Gerentes são importantes?” com a questão sobre a importância dos gerentes formou-se um projeto de pesquisa nomeado como “Projeto Oxigênio” para qualificar os atributos de um bom gerente.
A equipe trabalhou com planos para aumentar a conscientização em toda a empresa de comportamentos eficientes de gerenciamento, criando curriculus, ferramentas e programas para melhorar a qualidade do gerente, identificou comportamentos específicos e mensuráveis que trouxeram essas características à tona.
Com base nesta pesquisa, a equipe concluiu que os gerentes realmente importam, mas que a descoberta só seria praticável se respondessem a próxima pergunta: “o que os nossos melhores gerentes fazem?
No final da pesquisa, o Google conseguiu identificar oito comportamentos que caracterizavam os bons gerentes:
- É um bom Orientador;
- Dá poder para a equipe e não faz microgerenciamento;
- Expressa interesse/preocupação com o sucesso dos membros da equipe;
- É produtivo e voltado para os resultados;
- É bom comunicador(ouve e compartilha informações);
- Ajuda no desenvolvimento da carreira;
- Tem uma visão/estratégia clara para a equipe;
- Possui habilidades técnicas centrais que ajudam a aconselhar a equipe;
Logo após a pesquisa, iniciou a fase de treinamentos e foram criados cursos de gerenciamento relacionados com as descobertas feitas no Projeto Oxigênio, quando os gerentes receberam seus relatórios de pesquisa, eles receberam sugestões específicas sobre ações que poderiam melhorar.
De 2010 a 2012, a pontuação da pesquisa de classificação de gerentes subiu de 83% para 88%, os gerentes de menor pontuação foram os que mais melhoraram com o tempo.
Certo ponto,
...