O Projeto de Software
Por: claysilva • 4/10/2023 • Projeto de pesquisa • 815 Palavras (4 Páginas) • 64 Visualizações
[pic 1]
DEVOPS
TECNÓLOGO
CLAYTON SILVA SOARES - RA 3500444701
PORTFÓLIO – RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
PROJETO DE SOFTWARE
CLAYTON SILVA SOARES - RA 3500444701
PORTFÓLIO – RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
PROJETO DE SOFTWARE
Trabalho de portfólio apresentado como requisito parcial para a obtenção de pontos para a média semestral.
Tutor(a): Fernanda Caroline da Silva Fernandes
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO 4
- DESENVOLVIMENTO 5
- MÉTODOS. 6
- RESULTADOS. 7
- CONCLUSÃO 8
INTRODUÇÃO
O presente trabalho retrata a elaboração de um relatório de aula prática que tem como objetivo demonstrar a resolução da Atividade Portfólio. Mais concretamente, referente a disciplina de Projeto de Software como forma de avaliação de aprendizagem.
A aula prática teve como objetivo desenvolver práticas de um projeto utilizando os princípios da metodologia ágil Scrum. A metodologia Scrum é amplamente utilizada no desenvolvimento de software devido à sua capacidade de promover maior flexibilidade, colaboração e entrega de valor incremental aos clientes. Durante a aula, podemos ver a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos em sala de aula em um cenário prático, focando na definição de funcionalidades, organização do trabalho e utilização de ferramentas ágeis para o gerenciamento do projeto.
DESENVOLVIMENTO
A atividade proposta consistiu em duas etapas. Na primeira etapa, teve atuação como clientes e foram desafiados a pensar em um aplicativo que desejavam construir, levantando as funcionalidades e características desejadas. Nessa etapa, a criatividade e o detalhamento foram incentivados para proporcionar uma visão clara do produto final esperado.
Na segunda etapa, foi assumido o papel de Product Owners, representando a empresa responsável pelo desenvolvimento do aplicativo proposto. Nessa posição, teve a responsabilidade de definir as funcionalidades do produto, priorizá-las de acordo com o valor de negócio e montar um quadro do Scrum (Kanban) com as divisões de etapas, tarefas, datas de entrega e responsáveis por cada atividade. Para facilitar esse processo, foram sugeridas as ferramentas online IceScrum, Trello e Asana, que permitem o gerenciamento ágil do trabalho.
- MÉTODOS
O cliente, é um dono de Supermercado, por estar no ramo varejista, o dia a dia fica muito corrido, não sendo possível muitas vezes tirar um momento para emitir os relatórios que o seu Software dispõe, dessa forma, solicitou a empresa prestadora de serviço, que realizasse a criação de um aplicativo, onde ele consiga ver essas vendas de onde estiver, utilizando o celular.
Necessidades do produto: Conter todos os relatórios de venda, queo sistema utilizado atualmente pelo cliente dispõe, como Curva ABC, ContribuiçãoMarginal, Venda Diária Acumulada.Também é possível pelo aplicativo, visualizar vendas pordepartamento de produtos específicos e até mesmo ticket médio de clientes.Ser de fácil usabilidade e navegação, pois como o próprio clientepontuou, não tem muito tempo durante o dia para manusear algo complexo demais,então a visualização de vendas pelo aplicativo deve ser de forma mais otimizadapossível.Realizar a criação da parte visual do aplicativo, de forma que fiquecondizente com um produto da empresa, que o mesmo já utiliza, criando umasensação de cross selling.Legenda de cores que foram definidas para designar a equiperesponsável por cada tarefa:
...