TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É EXTERIORIZAÇÃO DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO E COMO ISSO NOS AFETA

Por:   •  7/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  1.906 Visualizações

Página 1 de 3

O QUE É EXTERIORIZAÇÃO DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO E COMO ISSO NOS AFETA

O preço que pagamos pelos produtos que compramos, não é o valor real. Esse valor é pago pelas pessoas que são exploradas através de mão de obra barata e ás vezes até escrava, pessoas, estas, que se submetem a exposição de produtos tóxicos e situações perigosas ocasionando danos à sua saúde. Pessoas que antes retiravam o sustento da terra e hoje se submetem a exploração da sua mão de obra para exploração dos recursos naturais. Crianças sem perspectiva de um futuro, que vivem nos países subdesenvolvidos e tem sua mão de obra explorada para poderem levar o sustento para suas famílias não morrerem de fome.

Atualmente no Brasil além de estarmos sujeitos à contaminação da terra, rios e o ar por agrotóxicos que são utilizados na agricultura, também temos as toxinas lançadas pelas grandes industrias, a maioria delas são estrangeiras, que foram instaladas no país exatamente pela sua emissão de gases poluentes e, claro que pela nossa mão de obra barata, sem contar os nossos recursos naturais (a Amazônia é um grande exemplo) que são explorados sem controle, se apropriando não só de recursos necessários à vida - dos animais, plantas, peixes, dentre outros – como também da mão de obra da população que ali habitam (como por exemplo os índios).

Como o Brasil é um exportador de commodities e importador de produtos acabados, por mais que estes produtos cheguem a um preço mais baixo, ainda assim os custos para nós ainda é alto, porque também é agregado os impostos a eles.

Esse consumismo todo além de nos afetar, nos intoxicando com doenças mentais e físicas, está levando a degradação do planeta, dos seres vivos que aqui habitam, pois acabando com os recursos naturais através da exploração e ainda poluindo ele, estamos à beira de uma extinção, algo deve ser feito logo para revertermos esta situação.

O QUE É OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA E OBSOLESCÊNCIA PERCEPTIVA? CITE EXEMPLOS (DIFERENTES DAQUELES APRESENTADOS NO VÍDEO) COM PESQUISA NA INTERNET QUE CARACTERIZE OS CONCEITOS EM UM PRODUTO ESPECÍFICO.

Obsolescência planejada(programada) = Criado para ir para o lixo.

Após este conceito ser criado, as coisas (produtos) passaram a ser fabricadas para durarem pouco, ficarem inúteis, estragarem logo para que possa ser substituída por uma nova.

Obsolescência perceptiva = Criado para convencer a jogar as coisas fora

A obsolescência perceptiva veio suprir a deficiência da obsolescência planejada, algumas coisas duram um pouco mais do que gostariam seus fabricantes, por isso era necessário arrumar outra maneira de convencer os consumidores a adquirirem novos objetos e substituírem os antigos mesmo eles sendo perfeitamente úteis. Para isso, mudam a aparência das coisas. Algo que foi comprado há alguns anos é facilmente percebido pelos outros por causa do seu designer. Os grandes disseminadores da obsolescência perceptiva são a publicidade e a mídia em geral, que a todo momento nos bombardeiam com propagandas de novos produtos, tendências e o status que teremos adquirindo o mesmo.

O celular é um excelente exemplo para ambas obsolescências.

Na obsolescência planejada(programada), se o celular cai no chão, ele deve quebrar sendo necessário sua substituição imediata, pois a obsolescência perceptiva nos diz que temos que ter um celular, precisamos dele.  Mesmo se o celular continuar funcionando, os dias dele estão contados, pois a necessidade de sua substituição é inevitável, seja pelo lançamento de uma nova versão com um designer mais fino, seja pela câmera mais potente, seja pelas suas novas funcionalidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (43.5 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com