O Que é British
Por: v2109 • 25/8/2021 • Relatório de pesquisa • 405 Palavras (2 Páginas) • 90 Visualizações
Brexit
Brexit é uma abreviação para "British exit" (saída britânica, na tradução literal para o português). Este termo se refere ao plano que prevê a saída do Reino Unido da União Europeia (UE). Após a Segunda Guerra Mundial, a União Europeia, que é uma junção entre vários países europeus, tem por objetivo principal a integração e a cooperação entre tais países, nos aspectos econômicos, culturais e políticos.
A escolha do Reino Unido de deixar a União Europeia, foi basicamente devido ao grande número de refugiados alocados, por causa de conflitos que ameaçam suas vidas em seus países de origem, buscam lugares mais acolhedores e seguros para refazer a vida. E essa onda de imigrantes assusta muito os europeus, que por sua vez reagem com xenofobia em relação aos imigrantes.
O Brexit foi fortalecido pela percepção de que o Reino Unido estava sendo prejudicado com o fácil acesso dos estrangeiros migrando para o país. Usam de argumentos que o país não possui o controle sobre suas próprias fronteiras, devido à União Europeia. Outro ponto alegado foi que os países com economias mais fortes (como Alemanha, França e Reino Unido) sustentam os países economicamente mais fracos e endividados (Espanha, Portugal, Grécia, Itália, etc).
Desta forma, com a saída do Reino Unido da União Europeia pode trazer alguns pontos negativos como por exemplo, os habitantes trabalhadores/estudantes e que fazem uso do trem diariamente, um meio de transporte que leva em pouco tempo os passageiros até outro país de forma acessível, com essa mudança o trajeto ficará mais dificultoso e caro, sendo necessário o uso de passaporte. Além disso, há previsões antecipadas de como a saída afeta na prática o dia a dia dos britânicos, dos europeus e do resto do mundo, o país também pode chegar a sofrer perdas econômicas por não participar mais do mercado comum europeu, também pode enfrentar a desvalorização da moeda, aumento da inflação, queda na renda per capita e outros problemas.
Já os pontos positivos, são que o Reino Unido poderá voltar a sua autonomia de política interna, decidindo como fazer investimentos em setores públicos. Também terão melhor administração do seu crescimento econômico e liberdade para negociar diretamente com outras nações. Por sua vez, aumentaria o controle sobre as fronteiras e as políticas de imigração, o que tem sido um receio para uma grande maioria dos britânicos.
Por tanto, com o Brexit o Reino Unido entra para a história como o primeiro membro/estado a sair da União Europeia.
...