O Relatório de Estágio
Por: Giovana Figueredo • 6/2/2024 • Relatório de pesquisa • 1.485 Palavras (6 Páginas) • 48 Visualizações
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS
CENTRO DE TEOLOGIA E HUMANIDADE
CURSO DE PEDAGOGIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM
ENSINO FUNDAMENTAL: ANOS INICIAIS
Évelyn Figueredo Neves
Petrópolis
2018
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS
CENTRO DE TEOLOGIA E HUMANIDADES
CURSO DE PEDAGOGIA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Relatório apresentado ao Prof. CINTIA CHUNG como pré-requisito para a aprovação na disciplina de Estágio em Ensino fundamental: anos iniciais da Universidade Católica de Petrópolis.
Évelyn Figueredo Neves
Petrópolis
2018[pic 1]
“Professor não é o que ensina, mas o que desperta no aluno a vontade de aprender.”
Jean Piaget
SUMÁRIO[pic 2]
1 INTRODUÇÃO ............................................................................................................ 2 SONDAGEM DO CAMPO DE ESTÁGIO 2.1 A Instituição e seu contexto ...................................................................................... 2.1.1 Aspectos históricos, geopolíticos e socioeconômicos ...................................... 2.1.2 Instalações ........................................................................................................ 2.1.3 Aspectos filosóficos ......................................................................................... 2.1.4 Aspectos pedagógicos ...................................................................................... 3 DOCÊNCIA COMPARTILHADA ............................................................................. 4 PROJETO DE INTERVENÇÃO 4.1 Introdução ............................................................................................................ 4.2 Objetivos ............................................................................................................. 4.3 Justificativa .......................................................................................................... 4.4 Fundamentação Teórica ....................................................................................... 4.5 Áreas de Estudo ................................................................................................... 4.6 Desenvolvimento e metodologia .......................................................................... 4.7 Avaliação .............................................................................................................. 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................................................... REFERÊNCIAS.............................................................................................................. | 06 07 07 08 08 09 10 11 11 11 12 12 12 12 13 14 15 |
- INTRODUÇÃO[pic 3]
- SONDAGEM DO CAMPO DE ESTÁGIO
- A Instituição e seu contexto
A escola atende atualmente 272 alunos, com dois turnos matutino e vespertino, no nível de Educação Infantil e Ensino Fundamental, as crianças atendidas tem entre 4 e 11 anos de idade, e tem 40 funcionários. A escola funciona de segunda-feira a sexta-feira das 7:15 às 11:15 e das 12:30 às 16:30. A maioria dos alunos dependem do transporte escolar fornecido pela prefeitura
- Aspectos históricos, geopolíticos e socioeconômicos.
A escolha do nome da escola se deu em homenagem a Professora Maria Emília, que nasceu na cidade de Corvilhâ, em Portugal, no dia 10 de outubro de 1898. No ano de 1905 Maria Emília veio para o Brasil, onde morou em manaus até o ano de 1910. Logo após ela veio para Petrópolis com a finalidade de estudar no colégio do Amparo. Maria Emília Casou-se em 1925 com Saturnino Martins Esteves, e juntos moraram no bairro da boa Vista (bairro em que a escola está localizada) no terreno da família da família de seu esposo. Depois de naturalizar-se brasileira, passou a exercer o magistério em 1° de abril de 1927.
A Professora Maria Emília ficou conhecida devido ao seu trabalho, sua dedicação e seu carinho para com as crianças, era dona de um enorme carisma e de um coração maior ainda.Admirada por todos e vista como uma verdadeira mãe.
“Além de ser patrona de uma das ruas da cidade, tem como justiça seu nome na Escola Municipal da Boa Vista” ( Helta Nogueira Maurício).
- Instalações
A escola possui:
- 1 Pátio externo grande;
- 1 Quadra Poliesportiva;
- 1 Refeitório;
- 4 Banheiros
- 10 Salas de aulas (uma sendo para sala de recursos e duas para mais educação);
- 1 Secretaria;
- 1 Sala dos professores.
2.1.3 Aspectos filosóficos
A Escola Municipal Professora Maria Emília Pereira Esteves atende 272 crianças na faixa etária de 4 a 11 anos pertencente a famílias da comunidade da Boa Vista e de outros bairros da cidade. Sendo muito importante ressaltar que a Escola Municipal Professora Maria Emília Pereira Esteves está abrigando atualmente as escolas: Escola Municipal São José e Escola Municipal Aurino da Costa Carvalho; devido a desapropriação do espaço físico da Escola Municipal São José, pela Defesa Civil, por risco a segurança dos alunos; e devido a reforma na Escola Municipal Aurino da Costa Carvalho, para qual a escola será transformada em um Centro de Educação Infantil. As escolas passaram a funcionar juntas no mesmo espaço físico e com a mesma direção. A escola possui prédio próprio.
...