O SEMINÁRIO DE ARQUITETURAS ORGANIZACIONAIS
Por: vinifmduarte • 4/11/2022 • Resenha • 3.728 Palavras (15 Páginas) • 82 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
Curso de Administração
PEDRO LANDA SANTOS
STEFANYE HAIASHIDA
TATHY BARROS LEONEL
VINÍCIUS FRANCISCO MATIAS DUARTE
SEMINÁRIO DE ARQUITETURAS ORGANIZACIONAIS
SÃO PAULO - SP
2022
PEDRO LANDA SANTOS
STEFANYE HAIASHIDA
TATHY BARROS LEONEL
VINÍCIUS FRANCISCO MATIAS DUARTE
SEMINÁRIO DE ARQUITETURAS ORGANIZACIONAIS
Trabalho da disciplina Arquiteturas Organizacionais, apresentado no 3º semestre, turma MB-3, do Curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, solicitado pela Prof.ª Adriana Buarque de Gusmão Gomes de Freitas.
SÃO PAULO - SP
2022
SUMÁRIO
- Introdução……………………………………………………………………………...4
- Visão Geral da Empresa………………………………………………………………..5
- Estrutura Organizacional, Competências e Funções…………………………………...6
- Processos Organizacionais.………………………………………………………….....6
- Cultura Organizacional.………………………………………………………………..7
- Como a empresa reage às modificações do mercado & Startups.…………………….....7
- Sistema de salários e benefícios.……………………………………………………......8
- Terceirização.…………………………………………………………………………..8
- Relação com o exterior………………………………………………………………....9
- Quadro de Pessoal……………………………………………………………………...9
- Ações e iniciativas sustentáveis.……………………………………………………....10
- Cultura Organizacional.……...………………………………………………………..12
- Benefícios para os funcionários.……………………………………………………....13
- Desafios que a Ambev enfrenta atualmente.………………………………………......13
- Introdução
A atividade proposta consiste na elaboração de um seminário, composto por este trabalho escrito e por uma apresentação oral realizada em sala de aula, a partir da investigação, coleta de dados e análise dos temas fornecidos sobre a estruturação organizacional e operacional de uma empresa escolhida pelo grupo. Os estudantes foram orientados a pesquisar, nas ferramentas acadêmicas adequadas, fontes atualizadas que possam se relacionar com o tema proposto antecipadamente.
A partir disso, foram orientados a desenvolver o tema baseados nas frentes: Estrutura organizacional, competências e funções; Processos Organizacionais; Planos de Ação, Quadro de Pessoal, Suporte de Tecnologia da Informação, Sustentabilidade Econômica e Financeira; e Ações Desburocratizantes/Atendimento aos Clientes e Benchmarking. Para adquirir as informações necessárias para a construção do trabalho, os estudantes utilizaram as ferramentas de busca disponíveis na internet, utilizando como fonte os portais oficiais da empresa escolhida (Ambev) e uma entrevista com Bernardo Saraiva, colaborador da empresa na área de Brand Expansion.
Dessa forma, considerando as instruções recebidas pelos estudantes durante o curso de Arquiteturas Organizacionais, bem como todos os conhecimentos recebidos nas aulas e as atividades propostas realizadas pelo grupo ao decorrer do semestre, segue, nas próximas páginas, o relatório de diagnóstico produzido pelos estudantes a partir das informações levantadas sobre a companhia, indicando as visões gerais sobre essa e estabelecendo as ligações entre suas características organizacionais e operacionais, a fim de obter os resultados necessários para a conclusão da atividade.
- Visão Geral da Empresa
A Companhia de Bebidas das Américas - Ambev é uma sociedade anônima brasileira de capital aberto, sucessora de outras duas empresas: Companhia Cervejaria Brahma (Brahma) e da Companhia Antarctica Paulista (Antartica). Fundada em 1998, a empresa é referência no mercado brasileiro de bebidas alcoólicas, criadora de marcas como Skol e Brahma, mas também possui um importante portfólio de bebidas não alcoólicas, dentre eles refrigerantes, como o Guaraná Antarctica, água mineral e chás gelados.
Logo após o início das operações, a Ambev ficou reconhecida pela rápida expansão dentro do mercado nacional, fato ressaltado pela parceria estabelecida com a PepsiCo em 2000 para adquirir os direitos das suas operações em território brasileiro, atuando em conjunto na distribuição de produtos das marcas Pepsi e Gatorade, por exemplo. Além disso, a presença da empresa no mercado internacional também se destaca por parcerias e aquisições para ampliação de suas atividades: desde 2004, a Ambev tem diversificado suas operações e, atualmente, possui negócios em mais de 18 países.
Indubitavelmente, a empresa brasileira possui grande vinculação de imagem com seus fundadores, os empresários e investidores Jorge Paulo Lemann, Marcel Herrmann Telles e Carlos Alberto da Veiga Sicupira. Os administradores e acionistas majoritários são vistos como verdadeiros “rostos da companhia”, obtiveram enorme sucesso financeiro desde o início das atividades da Ambev e, como consequência disso, figuram entre os cinco brasileiros mais ricos, de acordo com a Revista Forbes.
Sua ambição pelos negócios é refletida diretamente na filosofia da empresa, a chamada “Cultura Ambev”, que incorpora importantes virtudes da empresa, como trabalhar para que seus produtos continuem sendo valorizados, mas sem deixar de lado a responsabilidade social de informar sobre o consumo responsável de bebidas alcoólicas, além das boas práticas com relação ao meio ambiente e a sustentabilidade. A missão, visão e valores da companhia indicam o protagonismo da empresa no movimento por uma sociedade melhor em todos os aspectos.
...