O SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Por: luizcerqueira • 13/11/2017 • Trabalho acadêmico • 2.340 Palavras (10 Páginas) • 184 Visualizações
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
serviço social
CRISTINA DA SILVA VIEIRA
“Lazer e Cuidados com a Saúde Mental”
[pic 3]
Macaúbas
2014
CRISTINA DA SILVA VIEIRA
“Lazer e Cuidados com a Saúde Mental”
Projeto de intervenção, apresentado à disciplina Estágio Supervisionado II, elaborado pela discente do curso de Serviço Social da Universidade Norte do Paraná pólo Macaúbas – BA. Profª. Adarly Moreira Goes. Assistente Social do campo de estágio: Maria Pamplona Dias e Orientador Acadêmico: Janete Rêgo Cunha.
[pic 4]
Macaúbas – BA
2014
SUMÁRIO
- APRESENTAÇÃO..................................................................................................05
- JUSTIFICATIVA.....................................................................................................06
- OBJETIVOS...........................................................................................................08
3.1 Objetivo Geral .....................................................................................................08
3.2 Objetivos Específicos ..........................................................................................08
- PÚBLICO ALVO.....................................................................................................09
- METAS A ANTIGIR ...............................................................................................10
- METODOLOGIA....................................................................................................11
- RECURSOS HUMANOS.......................................................................................12
- PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES APOIADORAS................................................13
- AVALIAÇÃO...........................................................................................................14
10- CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO........................................................................15
BIBLIOGRAFIA REFERENCIADA.............................................................................16
ANEXOS
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Tema: “Lazer e Cuidados com Saúde Mental”
Nome do projeto: Assistência à Saúde Mental
Instituição: CAPS-Centro de Atenção Psicossocial Urbino Tunes.
Localização: RUA MAURINA JONAS DE CASTRO Número 531
Cidade: Botuporã – Bahia.
Executores: Estagiária de Serviço Social – Cristina da Silva Vieira.
Período de Execução: Estágio Supervisionado II.
Supervisor Técnico: MARIA PAMPLONA DIAS-cress 5655
Supervisora Pedagógica: JANETE RÊGO CUNHA- Cress 8481
Projeto de Ação
1. APRESENTAÇÃO
O presente trabalho descreve o pré projeto a ser desenvolvido no CAPS- Centro de Atenção Psicossocial Urbino Tunes , realizado pela acadêmica em Serviço Social da UNOPAR- ensino presencial conectado do Polo de Macaúbas Bahia, no segundo semestre de 2014.
O presente texto, visa apresentar o pré-projeto universitário, “Lazer e Cuidados com a Saúde Mental”, desenvolvido pela acadêmica Cristina da Silva Viera, com a finalidade de realizar atividades voltadas ao lazer dos usuários e contribuir para a melhoria da saúde mental, por parte dos envolvidos, do conhecimento Teórico-prático sobre o processo de tratamento mental, a fim de aprender a lidar com os diferentes transtornos mentais e assisti-lo em suas necessidades.
2. JUSTIFICATIVA
O CAPS - Centro de Atenção Psicossocial Urbino Tunes é uma instituição destinada a acolher pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar, apoiando-os em suas iniciativas de busca da autonomia, dando suporte em atendimento médico e psicossocial. Um dos objetivos do CAPS ´r possibilitar a organização de uma rede substitutiva do Hospital Psiquiátrico no Brasil.
O Atendimento dos pacientes variam de acordo com o Projeto Terapêutico Singular, consistindo em um tratamento específico para cada indivíduo, elaborado pela equipe.
Além de consultas, diversas atividades compõem esta instituição, que variam desde oficinas terapêuticas e culturais, rodas de conversa e orientações individuais ou em grupo.
Foi através de minuciosa observação durante o período de estágio, e com base em inúmeras pesquisas sobre atividades voltadas ao bem-estar e tratamento de pessoas com transtornos mentais em suas diversas esferas foi que surgiu a idéia de elaborar um projeto voltado à atividades de lazer e cuidados com a saúde mental,sendo que uma complementa a outra. As atividades de lazer são aliadas para o tratamento de pessoas com transtornos mentais.
É necessário possibilitar que jovens universitários, indivíduos inexperientes, tenham contato com os mais relevantes problemas sociais. Isso serve para desenvolver o sentimento de responsabilidade social, além de ter um papel humanizador. Além disso, enriquecer os valores, referentes ao respeito, a outros indivíduos, não importando quais as suas deficiências e limitações. Visto que a capacidade de respeitar e de ajudar não é inata no ser humano e nem sempre estará pronta e disponível no jovem estudante, esse é um sentimento necessário a ser estimulado e cultivado no jovem.
Através das observações na instituição e dos diálogos com a Supervisora de Campo: MARIA PAMPLONA DIAS( Assistente Social do CAPS) e Orientadora acadêmica: JANETE RÊGO CUNHA( Tutora de Sala) foi constatada a necessidade de implementar outras atividades de lazer para desenvolver um ambiente agradável aos usuários dessa Instituição.
Tendo em Vista os inúmeros casos de transtornos mentais vividos na sociedade atualmente, tal projeto, voltou-se para a realização de atividades que proporcionassem uma melhor qualidade de vida, tendo maior foco especialmente o lazer e a melhoria da autoestima e o cuidado com a saúde mental de uma forma em geral. Além de beneficiar os usuários atendidos no CAPS, este projeto tem como objetivo contribuir para a construção do conhecimento Teórico-prático pelo graduando sobre a saúde mental.
...