O STARTUP SUSTENTÁVEL NA ADMINISTRAÇÃO
Por: FF Gomes Nascimento • 19/6/2020 • Trabalho acadêmico • 3.272 Palavras (14 Páginas) • 122 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
SUMÁRIO
1 INTRUDUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 EMPREENDEDORISMO 4
2.2 GESTÃO DE PROJETOS 4
2.3 MODELOS DE GESTÃO 4
2.4 HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE 5
2.5 LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA 5
3 CONCLUSÃO 6
4 REFERÊNCIAS 7
- INTRUDUÇÃO
Discorra sobre o contexto do material estudado e os principais temas a serem tratados no desenvolvimento do trabalho. Apresente a justificativa os objetivos e a metodologia utilizada no trabalho.
O Projeto SRM – Sistema de Reaproveitamento de Mobiliário foi desenvolvido
com o objetivo de colocar em prática, os conceitos teóricos e estratégicos
apresentados durante o curso.
Além disso, tem como objetivo fazer com que todos os setores envolvidos,
tenham uma visão diferenciada e consciente sobre o descarte de mobiliários; e
também gerar uma redução de custos significativa para hospital, devido à
redução de pedidos de compras. Uma vez que antes de solicitar um pedido de
compra de mobiliário novo, o responsável pela solicitação deverá verificar no
sistema se não existe o mobiliário disponível.
O projeto também tem como objetivo, reduzir o descarte desses mobiliários de
forma sustentável.
Não houve investimento inicial, pois o projeto está sendo desenvolvido dentro
de um micro aplicativo que já é utilizado pela equipe de TI da Instituição.
- DESENVOLVIMENTO
Nesse tópico você deve discorrer sobre o proposto em cada uma das disciplinas, realizando uma relação com o exposto previamente na Situação Geradora de Aprendizagem (SGA). Suas respostas devem ser escritas de maneira clara e fundamentadas em pesquisas cuja fonte seja confiável.
CONTEXTO
Este projeto está sendo desenvolvido, no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte/MG, uma Instituição Filantrópica e 100% SUS. Devido à falta de recursos em que se encontra a saúde em todo o Brasil, pensamos em uma forma em que poderíamos contribuir para o melhor reaproveitamento dos mobiliários que são disponibilizados pelos setores. Atualmente o controle dos mobiliários descartados pelos setores, é de responsabilidade do Setor de Apoio Logístico. Após a abertura de solicitação de descarte do mobiliário no SMB – Sistema de Movimentação de Bens, os movimentadores de bens realizam a coleta desses mobiliários, e armazenam todos em um local específico para que ocorra a triagem dos mesmos pela equipe da Hospitalidade/ Hotelaria.Quando acumula uma quantidade considerável de mobiliários, que; não tem mais condições de uso (descarte), o Setor de Patrimônio entra em contato com empresas que trabalham com sucatas, para a venda dos mesmos.
PROBLEMA Não era realizada nenhuma análise da situação do mobiliário, com a finalidade de reaproveitar o mesmo, tudo era repassado como sucata.Devido à falta de análise do estado de conservação do mobiliário, começamos a ter vários problemas como: mobiliários descartados em qualquer local dentro da instituição, falta de controle dos descartes, mobiliários patrimoniados e de Emenda Parlamentar, descartados sem acontecer à comunicação com o setor de Patrimônio para os devidos registros de prestação de contas e baixas no sistema.
- EMPREENDEDORISMO
Nesta etapa, Faça uma pesquisa e responda:
a) Quais são as características do empreendedor social?
Existe um velho ditado no empreendedorismo social, que diz muito sobre o assunto: atue localmente para agir globalmente. Isso significa que o seu empreendimento deve fazer a diferença nas comunidades próximas a você, melhorando a comunidade em que você está inserido e inspirando novas ações ao redor do globo.
Um exemplo é a Planeta Oceano, uma iniciativa peruana que procura inserir métodos sustentáveis de pesca naquele país. O projeto recebeu uma enorme visibilidade por ter nascido em um recanto ambiental e ter um forte apelo turístico, onde são encontradas mais de 500 espécies marinhas.
Empreender social ou capitalismo sustentável, uma forma inteligente de crescimento da empresa. Utilização de recursos renováveis que não agrida o meio ambiente e traz melhores condições de relação entre o homem e o meio ambiente.
Evitando o descarte de materiais que ainda possuam utilização
b) Quais são as características da economia ou empreendedorismo verde?
Não é porque sua iniciativa é social que ela não deva ser sustentável financeiramente. Afinal, a perenidade do seu projeto depende da saúde econômica do empreendimento e dos beneficiados por este. A re:char é uma instituição que atua na África e tem como o objetivo combater o aquecimento global. Para isso, ela incentiva agricultores locais a criar carvão vegetal em detrimento do mineral. Mas não é apenas o meio ambiente que ganha com isso. Após a iniciativa, os agricultores aumentaram sua própria criatividade em 20%, ao mesmo tempo conquistaram uma rentabilidade anual 30% maior e uma economia de 80% em fertilizantes químicos. Empresas sustentáveis, com grande engajamento social refletindo em toda sociedade e destacando em um mercado global. Padrões ou ‘selos’ de qualidade no qual informe, como em um catálogo as empresas que são ou respeitam o meio ambiente, tem se tomado força e agregado cada vez mais envolvidos com a causa. Ganhar dinheiro e salvar o Planeta!
...