O TRABALHO DE GESTÃO
Por: Priscila Marques • 19/5/2022 • Trabalho acadêmico • 3.320 Palavras (14 Páginas) • 85 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO SANT’ANNA
CURSO: GESTÃO TECNOLÓGICA EM RECURSOS HUMANOS
DISCIPLINA: GESTÃO DO CONHECIMENTO
SALA: BM 15 DATA: 01/10/2009
PROFESSORA: DÉCIO FERREIRA FORNI
“REVISÃO TEÓRICA E APLICAÇOES NA EMPRESA EVEN”
SÃO PAULO
OUTUBRO/2009
GRUPO: RA:
ANA PAULA DA SILVA 60721094
CRISTIANE FERREIRA DA SILVA ALMEIDA 60852096
ERIKA DA SILVA VIEIRA 10823093
ERIKA MARIA JANUÁRIO 60846094
ERIKA DA SILVA SABINO 60484097
GISLENE PESSOA DA SILVA 61579096
PRSCILA APARECIDA MARQUES 61011098
Trabalho apresentado como exigência parcial para composição da média do primeiro bimestre da disciplina de Gestão do Conhecimento do Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do Centro Universitário Sant’Anna, sob orientação do Professor Décio Ferreira Forni, e refere-se à revisão e aplicação da gestão do conhecimento na empresa Even.
SÃO PAULO
OUTUBRO/2009
SUMÁRIO
1. Revisão Teórica 4
Definição Gestão do Conhecimento 4
O modelo de Nonaka e Takeuchi 4
A espiral do conhecimentos 5
A Conversão Tacito/Explicito 5
O papel do RH na Gestão do Conhecimento 5
2. EMPRESA EVEN 6
Construir areas uteis satisfazendo os clientes 6
Missão/Visão 6
Estratégia de Sustentabilidade 6E7
Avaliando nossos Compromissos 7
Responsabilidade nas obras 7E8
Boas idéias 8
Treinamento 8E9
REFERÊNCIAS 10
“GESTAO DO CONHECIMENTO: REVISAO TEORICA E APLICAÇOES NA EMPRESA EVEN”
1 – Definições da Gestão do conhecimento
A área de gestão do conhecimento é bastante vasta, e vêm ganhando bastante força nos últimos anos. Atrelado do conceito de gestão do conhecimento, vem o conceito de conhecimento. Uma forma bastante utilizada para conceituar conhecimento é começar definindo o que são dados e o que é informação.
Dados são afirmações sobre a realidade ou sobre outros dados. São representações do mundo – quer seja físico, social, psicólogo, organizacional ou qualquer outra forma de realidade.
Dados se tornam informações quando são organizados de acordo com preferências e colocados em um contexto, que define sem sentido e relevância. Informações são dados contextualizados e com um sentido determinado, mas ainda não é conhecimento.
Informações se transformam em conhecimento quando há uma interação humana capaz de absorvê-la e relacioná-la com outros conhecimentos, fazendo com que seja internalizada, transformando-a em parte de um sistema de crenças próprio. Conhecimento é a máxima utilização de informação e dados acoplados ao potencial das pessoas, suas competências, idéias, intuições, compromissos e motivações.
2 – O modelo de Nonaka e Takeuchi
Nonaka e Takeuchi afirmam que o sucesso das empresas japonesas se deve a suas habilidades técnicas na “criação do conhecimento organizacional”. Os estudos sobre administração praticamente negligenciaram a criação de conhecimento pela organização de negócios.
Para eles o conhecimento, ao contrario da informação, diz respeito: 1. a crenças e compromissos; 2. está relacionado à ação; 3. o conhecimento, como a informação, diz respeito ao significado, “é especifico ao contexto e relacional”.
Em sua teoria da criação do conhecimento organizacional, adotaram a definição tradicional de conhecimento como “crença verdadeira justificada”. Enquanto a epistemologia tradicional enfatiza a natureza absoluta, estática e não humana do conhecimento, em geral expressa em proposições e pela lógica formal, consideramos o conhecimento como um processo humano dinâmico de justificar a crença pessoal com relação à verdade.
Para explicar a inovação, eles precisam de uma nova teoria da criação do conhecimento organizacional. “A pedra fundamental da nossa epistemologia é a distinção entre o conhecimento tácito e o explicito”.
...