TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Raciocínio Lógico

Por:   •  21/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

DANIELA DOS SANTOS FERNANDES

DIREITO APLICADO À GESTÃO

RIO DE JANEIRO

                                                          2019


Cada empresa tem sua cultura, seus valores e seu código de ética diante da sociedade, por isso podem ser aplicados, dentro da legislação trabalhista as devidas punições, sendo talvez relativo de acordo de empresa para empresa, no meu entendimento, exemplificaria falta grave e demissão por justa causa, conforme os seguintes exemplos:

Entendo que falta grave consiste em erro que possa dar prejuízo financeiro a empresa, exemplo, o funcionário não pagou no vencimento um imposto que gerou juros, ou prejudicar sua imagem no mercado, exemplo: Fez um comentário em rede social que a empresa não paga seus fornecedores em dia. Acredito que essas faltas são graves, mas que podem ser corrigidas, com uma carta de advertência, que deixa claro que não será mais aceito esse tipos de faltas.

No caso de justa causa, um exemplo seria vazamento de informações sobre a estratégia da empresa, para captar novo cliente, proposta de concorrência ou produtos que a empresa desenvolve, penso que caberia até processo no judiciário, não somente a demissão por justa causa. Esse dano não somente causa prejuízo financeiro a empresa, mas pode desencadear uma série de problemas, como não conseguir ganhar uma licitação e prejudicar o desenvolvimento dessa empresa.

Assédio sexual ou moral, é crime e a pessoa que foi assediada  pode processar quem cometeu assédio bem como a empresa. Pois muitas vezes essas reclamações são levadas ao RH e nenhuma providência é  tomada em relação a esse funcionário, porém se a empresa tem seu código de ética e conduta, com certeza tomara as devidas providências, e provavelmente esse funcionário será demitido por justa causa.

Ainda podemos citar maus comportamentos repetitivos, falta de comprometimento para alcançar os objetivos pessoais e os da companhia, que perdure por anos, faltas constantes, reclamações frequentes de colegas de trabalho por falta de relacionamento interpessoal, não interage com a equipe e não recebe bem as críticas construtivas para melhoria. Porém essas atitudes constantes podem levar uma demissão sem justa causa, pois o colaborador não prejudicou diretamente a empresa, e sim a ele mesmo.

A demissão com justa causa tem muitos transtornos na vida de um trabalhador, importante, averiguar todas as circunstâncias que levaram a essa demissão por justa causa.

Um gestor deve estar atento a sua equipe, promover reuniões sobre o código de ética da empresa, se não existir, esse mesmo gestor deveria reunir sua equipe com frequência para expor o que espera de todos, deixando claro  as metas e o que ele espera de comportamento de sua equipe.

É fundamental que essa decisão seja baseada de forma que se possa ter provas concretas da atitude negligente desse empregado de forma que empresa não seja prejudicada legalmente ao tomar essa decisão de demissão com justa causa.

Referências:

Disponível em: https://blog.softwareavaliacao.com.br/justa-causa/. Acesso em: 14 de março de 2019.

Disponível em: https://henriqueadv.jusbrasil.com.br/artigos/127993393/justa-causa-por-desidia. Acesso em: 15 de março de 2019.

Disponível em: https://www.konkero.com.br/financas-pessoais/seus-direitos/demissao-por-justa-causa-fique-por-dentro-das-regras . Acesso em: 20 de março de 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (102.9 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com