O Trabalhor Comprimentares
Por: bruninhoaps • 23/9/2021 • Trabalho acadêmico • 520 Palavras (3 Páginas) • 81 Visualizações
NOME: BRUNO APARECIDO SOARES
RA:1844111
CATEGORIA: LEITURA
RESUMO"
Livro “Foco” – Daniel Goleman
Em “Foco”, Daniel Goleman discute a importância da atenção. Qual é o papel desta capacidade cognitiva em nossas vidas. Através de dados científicos, histórias, pesquisas e estudos de caso, o autor defende a importância de uma mente capaz de se manter consciente e flexível. Quais são os benefícios e frutos do autocontrole. A liderança focada e consciente. E o equilíbrio emocional entre vida pessoal e profissional.
O autor aborda o foco através de uma tríade. Foco interno, foco no outro e foco externo. O foco interno é nossa capacidade de olhar para dentro, de perceber mudanças e reagir positivamente a elas. Essa habilidade de pensar sobre pensar é chamada de metacognição. É ela que entra em jogo quando perdemos o foco, e logo lembramos que perdemos o foco e voltamos a focar. O desenvolvimento da metacognição, defende o autor, é um dos maiores trunfos do indivíduo bem sucedido e saudável. Quando estamos tentados a comer mais aquele pedaço de bolo, e pensamos que merecemos comer, mas em cima desse pensamento, pensamos que não deveríamos porque é doce demais, faz mal e já ultrapassei meus limites, é o fator mais importante para o autodesenvolvimento em longo prazo. O foco interno é fundamental, a partir dele conseguimos notar o que sentimos, nos posicionar e assim saber como o outro se sente. É através dele que reconhecemos o outro e desenvolvemos empatia.
O foco no outro é nossa capacidade de enxergar no outro um indivíduo que sente, que tem emoções, problemas e desafios. E assim agimos de forma empática, criando cenários e oportunidades para o outro também florescer. Quando assistimos e notamos o outro, criamos conexão, e um laço se forma. Só quando ouvimos e somos ouvidos atentamente é que a comunicação acontece. Já notou como é desagradável você conversar com alguém, enquanto essa pessoa digita no celular? Não é um sentimento de que o que você fala tem pouco valor? É justamente por isso que o foco no outro é importante. Trata-se da capacidade de perceber esses fatores e agir de forma positiva para corrigir. E para completar a tríade temos o foco externo. Essa é nossa habilidade de enxergar o mundo e dele tirar interpretações válidas que nos projetam à frente. Muitas pessoas abrem empresas, criam produtos, porque acham bonitos, interessantes e geniais. Contudo, muitas vezes não olham pra fora, não assistem os movimentos de nossa sociedade. Não reparam as mudanças de mercado. Quando isso acontece, é claro que a frustração e o prejuízo estão vindo junto.
Fica claro para nós a importância do foco. Sem ele não conseguimos absorver o que é importante. Muitos estudos sugerem que quanto mais informação nós temos, mais difícil se torna tomar decisões. Isso acontece porque nosso foco fica difuso e não conseguimos mirar no que é importante. É difícil dar atenção a algo quando somos hiper estimulados. Para desenvolver o foco é necessário olhar para dentro. A autoconsciência e a reflexão criam bases sólidas para navegarmos pela vida. Exercícios de atenção plena e meditação nos condicionam a associação e dissociação mais rápidas e eficazes, uma habilidade fundamental para atenção.
...