O Transtorno de Dependência a Internet
Por: gabivitaliano • 15/11/2017 • Trabalho acadêmico • 608 Palavras (3 Páginas) • 359 Visualizações
Transtorno de Dependência a Internet – TDI
É a vontade constante e não saudável de acessar a internet.
Uso incontrolável e Problemático da Internet. É o uso excessivo e irracional que interfere no cotidiano. Os termos "dependência" e "transtorno" são um pouco controversos na comunidade médica, já que a utilização compulsiva da Internet é vista frequentemente como sintoma de um problema maior, em vez de ser considerada a própria doença.
Os sintomas podem ser de dependência pela internet, distúrbio recente. O mundo virtual torna-se uma fuga da realidade, onde o usuário busca distração em um momento difícil da vida, o problema é que isso pode virar um ciclo e diminuir, ainda mais, as chances de socialização, podendo evoluir para problemas graves, como depressão e ansiedade.
.
Um dos sintomas, mas comuns, é quando, você pode jurar que sente o celular vibrando, e até tocando, no bolso da calça. Quando olha, não é nada. Se a bateria acaba, chega logo à ansiedade, acompanhada de irritação, angústia e até a decisão de voltar mais cedo para casa, só para carregar o aparelho. Pouco antes de dormir, com o smartphone na mão, o tempo voa. E você nem percebe.
Mas nem todo mundo que passa muito tempo na internet é um viciado no meio. O que caracteriza o vício não é, necessariamente, a quantidade de horas, mas o efeito sobre o usuário.
Tem pessoas que passam várias horas em frente ao computador, fazendo um curso online, por exemplo, sem ser um dependente. A dependência digital requer uma perda da capacidade laboral, da socialização ou outro tipo de prejuízo. A pessoa passa a se sentir mal sem aquele estímulo.
Mas se caso você se identifique com um dos sintomas, não se preocupe, e busque ajuda.
TEM CURA.
E o primeiro passo, é informar a pessoas próximas e procurar por um diagnostico. Diagnósticos duplos fazem parte dos tratamentos, de modo que o problema está associado a outras doenças, como depressão, TOC, Transtorno de Déficit de Atenção e ansiedade social. E Além disso, é comprovado que podem ser atribuídas a "baixa autoestima, baixa autossuficiência e habilidades ruins".
E o passo seguinte, e passar por uma avaliação e começar o tratamento que seja melhor para a resolução do problema.
Avaliação
Uma avaliação completa pode, além de determinar a real extensão do problema com jogos e redes sociais, identificar as dificuldades que o indivíduo possa estar passando, e entender melhor como está seu relacionamento com amigos e familiares, avaliar aspectos de personalidade e identificar ou descartar outros possíveis transtornos mentais que possam estar contribuindo para o uso excessivo das tecnologias
Tratamento pode ser feito com terapia
Quando o uso da internet afeta negativamente a vida social ou o rendimento no trabalho, por exemplo, é hora de buscar ajuda de um profissional. O paciente precisa ser avaliado por um médico ou psicólogo, para entender quais condições podem estar por trás do vício como: transtornos compulsivo ou de ansiedade, déficit de atenção e depressão.
Terapia ou medicação?
O tratamento da dependência de tecnologia é fundamentalmente psicoterápico, não existindo até o momento nenhuma medicação aprovada para tratamento desse transtorno. O uso de psicofármacos fica restrito àquelas situações em que se identifica algum outro transtorno que comprovadamente responde bem ao uso destas medicações.
...