O conceito de competência
Artigo: O conceito de competência. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 7060233 • 26/10/2014 • Artigo • 403 Palavras (2 Páginas) • 381 Visualizações
2) O que a produção pode fazer para ajudar a Seleto a competir mais eficazmente?
Por meio da Produção podemos ajudar a Seleto a competir mais eficazmente através da estratégia, onde vem a responsabilidade de colocar em prática, dar vida e forma á estratégia empresarial, desenvolver recursos e promover mudanças e adaptações necessárias para que a organização atinja seus objetivos estratégicos, tanto a curto como longo prazo. Como vemos a produção deve participar em todas as decisões, desde a escolha do centro produtivo até os locais de distribuição e consumo, como também na escolha da tecnologia, política, gerenciamento de qualidade e quais produtos serão aceitos pelos consumidores.
3) O estudo de caso sobre a Seleto foi apresentando para servir como ponto de partida a fim de que você faça uma pesquisa sobre GESTÃO POR COMPETÊNCIA aplicada as organizações de forma geral.
O conceito de competência esta relacionado com as tarefas desempenhadas pelo indivíduo e com o conceito de qualificação. Lembramos que qualificação é um conceito que relaciona os requisitos da posição ou cargo do indivíduo ou, ainda, o conhecimento acumulado pelo indivíduo ao longo dos anos. Parte destes conhecimentos pode ser classificada e certificada pelo sistema educacional.
A competência se relaciona com o conceito de qualificação, mas procura ser mais amplo, referindo-se à capacidade da pessoa assumir iniciativas, ir além das atividades prescritas, ser capaz de compreender e dominar novas situações no trabalho, ser responsável e ser reconhecida por isto. A rede de conhecimentos em que se insere o indivíduo é fundamental para que a comunicação seja eficiente e com isso gere competência aplicável.
A gestão por competência é uma nova tendência da gestão de pessoas. Esta nova forma de gestão, na prática, desenvolve as atividades de captação de pessoas, visando adequar as competências necessárias às estratégias de negócio formuladas, onde as empresas buscam por pessoas que tenham um nível educacional elevado e, para tal, se valem de programas, considerados fundamentais para atrair novos talentos, visto que as empresas contam ainda com a possibilidade de desenvolver as competências essenciais dos indivíduos, através das mais diversas práticas, visando adequá-las às necessidades organizacionais, e ainda remunerando por competência, que é uma prática utilizada por empresas preocupadas em resguardar parte do conhecimento adquirido por seus colaboradores e mantê-los nas organizações, que vem servindo para que empresas implantem novas formas de remuneração de seus empregados, dentre elas podemos destacar a participação nos resultados, remuneração variável e remuneração baseada nas competências desenvolvidas.
3 LOGÍSTICA
...