O processo de contratação e seleção
Projeto de pesquisa: O processo de contratação e seleção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tatisousabr • 12/11/2014 • Projeto de pesquisa • 1.516 Palavras (7 Páginas) • 155 Visualizações
Introdução
Nosso tema ajuda a captar os profissionais com as competências requeridas ou adequadas para exercer determinada função em uma organização. O processo de Recrutamento e Seleção serve para:
- Permitir uma melhor ou mais adequada contratação;
- Diminuir o custo de mão de obra;
- Maior estabilidade do profissional ao cargo e a empresa.
- Aumentar a produtividade.
Também são aplicados métodos importantes e essências para um bom desenvolvimento organizacional, está área é dedicada para a identificação e escolha de pessoas que deverão estar focadas para alcançar os principais objetivos da empresa. O RH procura atender as necessidades de todos em uma empresa, direcionando os esforços administrativos tornando-se adequado ao funcionamento da mesma em termos de custo bem sucedida, selecionada, treinada e interagida a empresa.
1.1 – Objetivos
1.1.1 - Objetivos Gerais
Estudar e demonstrar como as empresas analisam o perfil dos candidatos, identificar as capacidades necessárias para a vaga.
1.1.2 - Objetivos Específicos
Descrever como as empresas identificam esses perfis.
Analisar quais são as ferramentas utilizadas para essa identificação.
1.2 - Justificativa
É importante para a organização da empresa, quando bem administrado, este processo traz benefícios tanto para o empregador quanto para o candidato a ser admitido.
CAPÍTULO II
2 – REVISÃO MULTIDISCIPLINAR
2.1 – Comportamento Organizacional
Organizacional tem seu inicio entre os séculos XVIII e XIX, deriva-se basicamente das pesquisas de administração e de suas abordagens, as mais importantes foram: administração cientifica, abordagem das relações humanas e abordagem dos sistemas abertos. Todas essas abordagens traziam o fundamento de que o homem, um ser condicionado respondia aos estímulos do ambiente e, consequentemente do sistema no ambiente empregado, levando em conta ou não a satisfação do colaborador.
De acordo com o autor Robbins (2011, p. 664) gerir uma empresa é mais do que possuir conhecimentos técnicos e teóricos, ele defende que para desempenhar uma gestão eficaz, é necessário saber lidar com o ser humano.
Definição
Comportamento organizacional é um campo de estudo que ajuda a prever, explicar e compreender o comportamento dos indivíduos dentro das organizações.
Em Recrutamento e Seleção, é o modo de você entender a pessoa durante uma entrevista de emprego, se ela realmente precisa e esta interessada na vaga.
Saber se ele realmente conhece a empresa que deseja trabalhar, qual o seu foco e objetivo. Por isso é importante que o candidato a um a vaga busque o máximo possível de informações sobre a empresa, sua cultura organizacional antes de buscar uma oportunidade.
2.2 - Técnicas de Negociação
De acordo com o professor Machado (2008), aponta o envolvimento constante com o universo de negociação ela está presente em nosso dia em todas as situações por mais simples que seja, por exemplo: em relacionamentos sociais, em mercado, lojas e outros.
Obviamente as empresas não ficam de foram são nelas que ocorrem as mais importantes negociações onde decidiram as propostas e oportunidade, dependente de boas decisões precisas e praticas o resultado se refletirá em sua estabilidade na empresa, numa má negociação todos nós pagamos pelo preço, seja na empresa seja em casa ou na política ela sempre nos afetará, para isso contamos com técnicas de negociação que contribui para um bom resultado, construir feedback, retroalimentação buscando cada vez mais resultados satisfatórios, lembrando que a negociação é um processo aonde ambas as partes saem com ótimos resultados e satisfará ambas as parte que devem ser ouvidas sem sair com nenhuma duvida.
Dependemos de técnicas de negociação para não fazermos parte da porcentagem alta de empresas que morrem até os três primeiros anos ela transmitirá técnicas e aprimoramento na busca constantemente do domínio negociador, já que nós brasileiros arriscamos sem medo sem instrução necessária.
2.3 – Empreendedorismo
A palavra empreendedor (entrepreneur) surgiu na França por volta dos séculos XVII e XVIII, com o objetivo de designar aquelas pessoas ousadas que estimulavam o progresso econômico, mediante novas e melhores formas de agir.
Entretanto, foi o economista francês Jean-Baptiste Say, que no início do século XIX conceituou o empreendedor como o indivíduo capaz de mover recursos econômicos de uma área de baixa para outra de maior produtividade e retorno. Mais tarde, o austríaco Joseph Schumpeter, um dos mais importantes economistas do século XX que definiria esse indivíduo como o que reforma
ou revoluciona o processo “criativo-destrutivo” do capitalismo, por meio do desenvolvimento de nova tecnologia ou do aprimoramento de uma antiga – o real papel da inovação. Esses indivíduos são os agentes de mudança na economia.
Posteriormente, Peter Ferdinand Drucker, considerado “o pai da administração moderna”, é que amplia a definição proposta por Jean-Baptiste Say, descrevendo os empreendedores como aqueles que aproveitam as oportunidades para criar as mudanças. Os empreendedores não devem se limitar aos seus próprios talentos pessoais e intelectuais para levar a cabo o ato de empreender, mas mobilizar recursos externos, valorizando a interdisciplinaridade do conhecimento e da experiência, para alcançar seus objetivos.
Segundo Dornelas (2008) “empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam a transformação de idéias em oportunidades” enfatiza assim de forma mais geral o real objetivo do empreendedorismo, que é gerar oportunidades.
No recrutamento e seleção podemos utilizar o indivíduo para dar a continuidade no crescimento da organização, com suas novas ideias, oportunidades e criar beneficios as organizações.
Recrutamento e seleção é um do principal fator de desenvolvimento
...