O processo de preparação das bases do PEG
Artigo: O processo de preparação das bases do PEG. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joenesramalho • 5/8/2014 • Artigo • 381 Palavras (2 Páginas) • 469 Visualizações
UFT/Polo de Alvorada-TO
Especialização em Gestão Pública Municipal-GPM
Disciplina: Planejamento Estratégico e Organizacional
Tutora Online: Luciane Cristina Pedroni Fanhani
Tutor Presencial: Gislaine Menezes Botelho
Discente: Joenes Ramalho da Silva Ribeiro
Data: 30/07/2014
2 SEMANA – Unidade 2 (Da pagina 65 a 90)
Nesta Unidade vamos ver o processo de constituição dos fundamentos do PEG e mostrar por que consideramos que esta disciplina pode ajudar na sua superação. Para tanto, analisaremos a contribuição de dois enfoques relacionados à gestão pública, ou mais especificamente ao processo de elaboração de políticas públicas que constituem o fundamento da disciplina de PEG.
Questões
1) Quais as principais diferenças entre os enfoques da Ciência Política, da Administração Pública e da Análise de Política?
A Análise de Políticas, por sua vez, tem como enfoque uma convergência que se inicia na década de 1960, nos países avançados, da Ciência Política e da Administração Pública) e Planejamento Estratégico Situacional (criado um pouco depois na América Latina como uma tentativa de sanar os defeitos e lacunas que apresentava o planejamento convencional, especialmente em relação às características do Estado latino-americano),
2) Por que a Análise de Política e o Planejamento Estratégico Situacional são consideradas abordagens adequadas para a proposta feita nesta disciplina para o tratamento do planejamento estratégico? E por que essa proposta seria apropriada para os gestores interessados na construção do “Estado Necessário”?
Por se tratar de uma área onde são focalizados na análise organizacional, a fim de interpretar as causas e consequências da ação do governo, ou seja, as circunstâncias do tempo e à natureza do problema, em particular, do processo de elaboração de políticas. Esta proposta seria apropriada ao gestores, por possuir que todas as decisões, sejam de múltiplos efeitos sobre o futuro e se tornando não dependente da avaliação sobre fatos presentes, mas da evolução futura de processos que não controlados por fatos que ainda não são conhecidos.
3) Qual a diferença entre Planejamento Estratégico Situacional e o Planejamento tradicional? Aponte as características principais de cada um.
O Planejamento Estratégico Situacional, pode ser considerado como um cálculo que precede e preside a ação para criar o futuro, não para o predizê-lo. Ou seja, o Planejamento Estratégico Situacional tem a concepção de que seja possível apenas influir na realidade. Enquanto o planejamento tradicional acredita poder controlar essa realidade. Porem, os dois modelos dizem respeito à gestão de governo, à arte de governar.
...