O que é Administração Financeira e Orçamentária. Tipos de negócios
Artigo: O que é Administração Financeira e Orçamentária. Tipos de negócios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: valnira • 9/10/2013 • Artigo • 670 Palavras (3 Páginas) • 329 Visualizações
O que é Administração Financeira e Orçamentária. Tipos de negócios
O gerenciamento adequado, o gerenciamento efetivo do dinheiro, a preservação do retorno exigido pelos acionistas, o comportamento analítico do administrador, a busca pelo entendimento administrativo do caixa, são itens essenciais, em que empresa alguma poderá jamais dispensa-los.
A falta de habilidade da gestão financeira pode causar muitos problemas, é um dos principais motivos da mortalidade precoce de pequenas e médias empresas. A gestão financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, controle das atividades financeiras da empresa e a análise, que condiz com o comportamento analítico do administrador, o qual examina a melhor condição cabível para a organização, levando em consideração as influências econômicas, financeiras e também o ambiente empresarial.
As funções da administração financeira abrangem em controlar as atividades de operações, investimentos e financiamentos das organizações. Entre as funções, nas atividades relativas às operações das empresas, compete a Administração Financeira a distribuição de recursos para as diversas áreas da organização como: compras, produção, marketing, desenvolvimento, recursos humanos, dentre outros. Ainda dentro das atividades operacionais, a Administração Financeira assume compromisso pela análise e concessão de crédito a clientes, análise do impacto da estrutura de custos e despesas no resultado da organização e o estudo do encaixe do fluxo de caixa à sua política de prazos de compras, estoques e vendas.
Um instrumento financeiro que compete ao administrador acompanhar a evolução que demonstra todos os pagamentos e recebimentos esperados em um determinado período de tempo é o demonstrativo do Fluxo de Caixa, que possibilita certificar a adoção de medidas antecipadas possibilitando assim assegurar a disponibilidade de recusros para análise de todas as funções da empresa e necessidades de caixa. O controlador de fluxo de caixa necessita de uma visão geral sobre todas as funções da empresa, como: pagamentos, recebimentos, compras de matéria-prima, compras de materiais secundários, salários e outros, por que é necessário prever o que se poderá gastar no futuro dependendo do que se consome hoje.
O primeiro estaca das finanças é o valor do dinheiro no tempo. As decisões financeiras envolvem custos que estão espalhados sobre o tempo. O valor do dinheiro no tempo se refere ao fato que o dinheiro na mão hoje vale mais do que a esperança dessa mesma quantia ser recebida no futuro. Existem no mínimo três razões do por que isto é verdadeiro. Primeiro dinheiro na mão hoje pode ser investido, rendendo juros, de modo que você terminará com mais dinheiro no futuro. Em segundo lugar, o poder de compra do dinheiro pode mudar no tempo devido à inflação. Finalmente, a receita de dinheiro esperada no futuro é, em geral, incerta.
O planejamento em pequenas empresas visa à concentração de objetivos e procedimentos em um futuro próximo, anual ou mensal. São caracterizados pela informalidade concedida à escassez de técnicas matemáticas. Ao enfatizarmos o planejamento financeiro verificamos a sua suma importância para condução das atividades de uma pequena empresa. O planejamento financeiro direciona as ações
...