O recrutamento e seleção são atividades de grande importância para o dia-a-dia
Por: comportamento • 22/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.112 Palavras (5 Páginas) • 450 Visualizações
INTRODUÇÃO
O recrutamento e seleção são atividades de grande importância para o dia-a-dia de todas as organizações, pois são responsáveis pela busca por colaboradores qualificados, por captar e selecionar pessoas que irão atuar nas diversas atividades de uma determinada organização, o que mais se adapta ao perfil requerido pela vaga a ser preenchida na empresa.
Assim, as empresas atualmente buscam se destacar-se entre seus concorrentes, onde não apenas procuram máquinas e equipamentos de nova geração, deve contar com profissionais preparados para desempenharem seus cargos e funções de maneira mais produtiva.
Portanto, o conceito Gestão de Pessoas uma das ferramentas mais ricas na organização, através desse processo que a organização entende a importância das pessoas que a compõem, não apenas como mero funcionário, mas como parceiros, que administram as relações das pessoas com a organização, sendo assim o profissional de recrutamento e seleção exerce um papel fundamental na formação de quadro de profissionais.
Recrutamento de Pessoal
O recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que vão atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar determinado cargo dentro da organização. Não basta apenas atrair candidatos, o fator principal de um bom recrutamento é atrair a aptidão das pessoas, que vão assumir tais tarefas e responsabilidades sem dificuldades.
As empresas no processo de recrutamento bem aplicado precisam oferecer condições para seus funcionários para que contribuam para um bom desempenho, como o treinamento de desenvolvimento de pessoas para que conheçam e desempenhem na prática bem sua função.
Segundo Chiavenato diz o que: ’’O recrutamento é feito a partir das necessidades presentes e futuras de recursos humanos da organização. Consiste na pesquisa e intervenção sobre as fontes capazes de fornecer à organização um número suficiente de pessoas necessárias à consecução dos seus objetivos. É uma atividade que tem por objetivo imediato atrair candidatos dentre os quais serão selecionados os futuros participantes da organização. (CHIAVENATO, 2002 p. 198).
O Recrutamento, segundo CHIAVENATO (1995), pode ser dividido em três formas: interno, externo ou misto. E cada um deles apresenta vantagens e desvantagens para a empresa. Cabe assim o administrador analisar qual é o tipo mais efetivo que será usado para escolher o candidato a ocupar determinada vaga.
Recrutamento Interno
O recrutamento interno é feito na própria empresa, quando se abre uma vaga o funcionário capacitado é remanejado, por meio de promoção, transferência ou transferência com promoção com funcionários da própria empresa, que vai recrutar pessoas dando oportunidades aos funcionários já existentes na organização.
- Vantagens: É econômico, Rápido, Seguro, Motivador.
- Desvantagens: Impede a entrada de novos colaboradores e novas ideias, pode causar diferenças e ressentimentos dos não promovidos.
Recrutamento externo
O recrutamento externo é aquele feito com candidatos de fora da organização, onde a empresa busca candidatos disponíveis no mercado, ou atuantes em outras empresas, ou ainda busca estes candidatos em empresas especializadas no processo de recrutamento e seleção de profissionais destacado.
- Vantagens: Criação de novas ideias e melhoramentos, aumento do nível de conhecimento e habilidades não disponíveis na organização atual, e reduz custos de desenvolvimento de pessoal.
- Desvantagens: Exige investimento inicial, mais demorado e mais caro, maior tempo de adaptação, menos seguro, pois o candidato é desconhecido, funcionários que já trabalham se sentirem desmotivados.
Recrutamento misto
O recrutamento misto é a consequência de um recrutamento interno, que provavelmente irá gerar uma nova vaga desta pessoa transferida, devendo assim se fazer um recrutamento externo. Isto quer dizer que no recrutamento misto podem ser realizadas as duas formas de contratação tanto externa quanto interna. Sendo assim, o recrutamento misto aborda tanto fontes internas quanto externas.
Segundo CHIAVENATO (1995), uma empresa nunca faz um recrutamento interno sem fazer um recrutamento externo. Um sempre deve complementar o outro, pois quando um funcionário muda de posição, automaticamente um cargo ficará vago. O recrutamento misto pode ser adotado por três funções: inicialmente recrutamento externo seguido de recrutamento interno; inicialmente recrutamento interno seguido de recrutamento externo; e recrutamento externo e recrutamento interno, concomitantemente.
SELEÇÃO
Após um bom recrutamento executado, chega o momento da seleção entre os candidatos o mais apto para a vaga disponível. A seleção tem por objetivo buscar entre os candidatos recrutados aqueles mais adequados aos cargos exigentes na empresa.
...