O segredos de luisa cap 02 e 04
Por: alessandraarau • 9/4/2019 • Trabalho acadêmico • 784 Palavras (4 Páginas) • 195 Visualizações
CAPÍTULOS 02 e 04
A ideia: Luísa teve uma grande ideia de abrir seu próprio negócio, queria abrir uma empresa de goiabeira. Devida a tanta emoção, decidiu recorrer ao seu professor que explicou tudo sobre empreendedorismo, e que tais coisas ela não haveria pensado como:
Que para o empreendedor, o ser é mais importante do que o saber, e que a empresa é a materialização dos nossos diversos sonhos. O estudo do comportamento de empreendedor é considerado a nossa fonte de formas para a compreensão do ser humano em seu processo de criação de riquezas isso, a intenção principal do professor era induzir Luísa aos muitos conhecimentos de que necessitava, para entender melhor sobre o empreendedorismo.
O professor segue explicando para Luísa que não basta ter o melhor produto, pois a empresa necessita também de outros pontos importantes, como, saber diferenciar sua vida amorosa de profissional, é necessário escolher uma cultura adequada, conhecer sua concorrência, a tecnologia voltada para o produto que oferece, e está se atualizando nos demais pontos, que tem grande importância sob construir seu próprio negócio.
É muito importante ter a intuição nos seus planos organizacionais, ela é vista como experiência, se falhar você saberá como fazer melhor, saberá por qual caminho não seguir, pois ter ideias é de bastante importância.
Para não obter um fracasso em sua empresa, é necessário opinar por novas ideias, pois sempre vamos tecnologicamente avançando, todo dia a algo inusitado. Sempre estar se comunicando ativamente sobre novas mudanças com seus sócios.
Em meio de tanta conversa, Luísa faz a pergunta mais esperada. Se a ideia de abrir uma empresa de goiabeira não era ótima! O professor responde que era sim uma boa ideia, porém havia uma grande diferença de ideia e de oportunidade.
Ideias podemos ter muitas, o difícil é achar a oportunidade, habilidade pois é um grande atributo para o empreendedor, o que pode ser interessante para um, pode não ser para outro.
Porem a oportunidade é uma forma de olhar, é importante que as pessoas tenham capacidade de ver, o que outras não veem é um grande diferencial. Há uma grande diferença entre ideia e oportunidade, é necessário que o empreendedor desenvolva a capacidade de distinguir entre ideia e oportunidade.
As ideias são como por exemplo: “Dar vida a uma visão; abordar um problema de forma a transformá-lo em oportunidade; “Descobrir” o novo em algo que já existe: melhorar, acrescentar uma inovação a uma ideia pré-existente; combinar de forma nova.”
A oportunidade por exemplo: “Ela deve se ajustar ao empreendedor. Algo que é uma oportunidade para um pessoa pode não ser para outra, por vários motivos (perfil individual, motivação, relações, Apresenta um desafio: reconhecer uma oportunidade enterrada em dados contraditórios, sinais, inconsistências, lacunas de informação e outros vácuos, atrasos e avanços, barulho e caos do mercado (quanto mais imperfeito o mercado, mais abundantes são as oportunidades)”
Em uma empresa, o fator importante é ter algumas características, como, o empreendedor líder e a qualidade de sua equipe, o potencial de mercado, experiência no administrativo, uma boa formação, alto grau de satisfação.
É sempre viável, necessário, procurar a ajuda de um mentor.
...