O significado da palavra administração
Seminário: O significado da palavra administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rduarte1111 • 10/10/2013 • Seminário • 319 Palavras (2 Páginas) • 310 Visualizações
Passo 1
1) O significado da palavra administração e suas variáveis no decorrer da história.
A ciência que sistematiza e estuda as práticas usadas para administrar é chamada de Administração.
O termo Administração vem do latim administratione, que significa, direção, gerencia, ou seja, é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos.
Ao analisarmos a história, percebemos que esta palavra sofreu uma mudança e transformação radical no que tange ao seu significado original.
A função da administração passou à ser de captar, discernir e interpretar os objetivos propostos e estabelecidos pela organização e por meio de ações planejadas, organização, direção e controle das diferentes funções e atividades de cada departamento e administra-los de maneira a gerar resultados satisfatórios, conquista em um mercado altamente competitivo e alcance dos objetivos anteriormente estabelecidos pela organização.
Suas cinco variáveis são: ênfase nas tarefas, nas estruturas, nas pessoas, na tecnologia e no ambiente.
2) Levantar quais foram as escolas de administração sustentadas pelas teorias administrativas como soluções práticas e que surgiram no decorrer da historia, citando os principais nomes e premissas.
Clássica
Focada em processos produtivos, organização e eficiência.
Frederick Winslow Taylor
Administração Cientifica - Eficiência, combate ao desperdício, tempos e movimentos, racionalização do trabalho e a melhor maneira de realizar tarefas.
Henry Ford
Linha de montagem – Produtos, peças e trabalhadores padronizados, e a eficiência do processo produtivo.
Henri Fayol
Escola do processo de administração – Com identidade e papel próprios dentro das funções da empresa, papel dos gerentes e do executivo principal, diretrizes de como administrar.
Max Weber
Administração Burocrática – Eficiência de da burocracia, tipo ideal de burocracia, organização como maquina burocrática.
Neoclássica
Focada em competitividade, estruturação das grandes corporações em unidades de negócios. Centralização do planejamento e descentralização da execução, unidades centrais de apoio.
Pierre Du Pont e Alfred Sloan – Estruturação das grandes corporações em unidades de negócios, para oferecer produtos específicos para cada tipo de mercado, planejamento estratégico, avaliação do desempenho da empresa como todo, centralização do planejamento e descentralização da execução, unidades centrais de apoio.
...