ORÇAMENTO PARA GESTÃO E NEGÓCIOS
Projeto de pesquisa: ORÇAMENTO PARA GESTÃO E NEGÓCIOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edfroes • 3/11/2014 • Projeto de pesquisa • 2.592 Palavras (11 Páginas) • 182 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
JAQUELINE DE FÁTIMA MELLO LISBOA SEVIRINO
GESTÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Petrópolis
2013
JAQUELINE DE FÁTIMA MELLO LISBOA SEVIRINO
GESTÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Trabalho apresentado ao Curso (Ciências Contábeis) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Orçamento Empresarial.
Orientador: Prof. Joenice Leandro Diniz dos Santos
Petópolis
2013
INTRODUÇÃO
Este Trabalho tem como objetivo esclarecer o tema sobre GESTÃO E ORÇAMENTOS EMPRESARIAIS.
O foco desta matéria será estudar as empresas por uma perspectiva administrativa, por um enfoque de gestão empresarial. Iremos estudar nesta disciplina, ás áreas de decisão do gestor ou administrador financeiro, entenderá a necessidade de capital através do calculo do capital circulante liquido e da necessidade de capital de giro, como elaborar um orçamento empresarial, quais as áreas envolvidas, quais os tipos de orçamento.
Conceito de Orçamento
O orçamento é o plano financeiro para implementar a estratégia da empresa para
determinado exercício. É mais do que uma simples estimativa, pois deve estar baseado no compromisso dos gestores em termos de metas a serem alcançadas.
- Contém as prioridades e a direção da entidade para um período.
- Proporciona condições de avaliação de desempenho da entidade, suas áreas internas e seus gestores.
- Realiza-se no curto prazo, normalmente um ano.
- Dependendo do tipo de organização, pode ser desenvolvido de várias maneiras quanto à participação nas definições estruturais:
a) top-down, ou seja, de cima para baixo
b) bottom-up, ou fluindo de baixo para cima da pirâmide organizacional ou a mistura dessas duas abordagens.
O Planejamento:
1. O planejamento é a mais básica de todas as funções gerenciais, e a habilidade como esta função está sendo desempenhada determina o sucesso de todas as operações.
Orçamento Geral
O conceito de orçamento diz respeito, de um modo geral, à área das finanças e da economia. O orçamento é, nesse sentido, a quantia de dinheiro que se estima que será necessária para fazer frente a determinadas despesas.
Orçamento Flexível
O Orçamento Flexível fornece estimativas sobre qual deve ser o custo sobre qualquer nível de atividade, e permitem uma analise mais completa das variações.
Este surgiu para solucionar o problema do orçamento estático. Em vez de um único número determinado de volume de produção ou vendas, ou volume de atividade setorial, a empresa admite uma faixa de nível de atividades, onde se situarão volumes de produção ou vendas.
A base para elaboração do orçamento flexível é a perfeita separação entre custos fixos e variáveis.
Pontos Positivos do Orçamento para a Gestão
O controle é peça fundamental para a alimentação do sistema com os resultados os gestores poderão tomar decisões alinhadas ao planejamento. Os orçamentos devem possuir uma linguagem comum, para facilitar o fluxo dos dados para que o acompanhamento por parte dos gestores seja mais compreendida nas tomadas de decisões.
Um dos pontos mais importantes do orçamento é previsão de vendas que deve ser iniciada pela análise dos aspectos internos e externos da organização. Internamente deve ser cuidadosamente levantado uma analise dos aspectos se a empresa tem a capacidade produtiva que atenda as suas metas de venda. Analisando se a mão de obra esta qualificada para atingir a produtividade na qualidade pretendida e proposta pelos gestores. Já externamente deve se examinar a concorrência detalhada, forças, fraquezas, competitividade, acompanharem atentamente a legislação para que identifique novas oportunidades.
As questôes tributárias para o orçamento
Dos Princípios Gerais
Art. 145. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir os seguintes tributos:
I impostos;
II taxas, em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição;
III contribuição de melhoria, decorrente de obras públicas.
§ 1º Sempre que possível, os impostos terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte, facultado à administração tributária, especialmente para conferir efetividade a esses objetivos, identificar, respeitados os direitos individuais e nos termos da lei, o patrimônio, os rendimentos e as atividades econômicas do contribuinte.
§ 2º As taxas não poderão ter base de cálculo própria de impostos.
Art. 146. Cabe à lei complementar:
I dispor sobre conflitos de competência, em matéria tributária, entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios;
...