OS 10 MANDAMENTOS DA BOA ADMINISTRAÇÃO
Por: Pamella Vecchi • 12/6/2016 • Trabalho acadêmico • 6.135 Palavras (25 Páginas) • 742 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
UNIP INTERATIVA
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR II – PIM II
TITULO: OS 10 MANDAMENTOS DA BOA ADMINISTRAÇÃO
(A BOA ADMINISTRAÇÃO A PARTIR DE TRÊS PERSPECTIVAS E SUA INTERDISCIPLINARIDADE)
RA:
POLO:
Curso de Tecnologia em Gestão Pública
Primeiro Semestre
SÃO PAULO
2015
SUMARIO
Resumo 3
1 Introdução 4
2 Recursos Materiais e Patrimoniais 5
2.1 Gerenciamento de Estoques 6
2.2 Armazenamento de Material 8
3 Matemática Aplicada 10
3.1 Porcentagem 11
3.2 Juros simples e Juros Composto 11
3.3 Diagramas 13
4 Economia e Mercado 15
4.1 Microempresa e Macroempresa 16
4.2 Problemas Econômicos 16
4.3 Bens Tangíveis, Bens Intangíveis e Bens Intermediários 17
4.4 Oferta e Demanda 18
5 Conclusão 19
6 Bibliografia e Referências 22
RESUMO
Apresentamos a seguir ideias para uma boa administração fazendo o uso de recursos materiais e patrimoniais, matemática aplicada e economia e mercado. Para podermos adiantar o assunto, trataremos de métodos e técnicas aplicadas dentro do conteúdo teórico, sendo elas como exemplo gerenciamento de estoques, armazenamento de materiais, porcentagens, juros simples e juros compostos, diagrama e suas formas, conceitos gerais de economia, microempresas, macroempresas, problemas econômicos, o que são bens tangíveis, bens intermediários, oferta e demanda. Para uma empresa ter sucesso e resultados devemos seguir conceitos apresentados neste trabalho.
Palavras-chave: administração, gerenciamento, ferramentas teóricas, interdisciplinaridade, sucesso.
- INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é introduzir a novos administradores e gestores a forma de obter sucesso em sua organização, fazendo a utilização de Recursos Materiais e Patrimoniais, na qual lidamos com gerenciamento de recursos cabíveis e importantes para o desenvolvimento da empresa. No ramo de ciências exatas, deparamo-nos com a matemática aplicada e economia e mercado.
Primeiramente, falaremos de Recursos Materiais e Patrimoniais, tendo como foco as estratégias empresariais e a tomada de decisão sobre a política de estoques e os investimentos em seu gerenciamento e controle.
Em seguida, o tema será a Matemática Aplicada, afinal lidamos com este tipo de conteúdo a todo momento, com a utilização de técnicas que abaixo serão apresentadas. Com isso, a vida de um gerenciador fica muito mais simples, pois a obtenção de sucesso em sua gestão mede-se por resultados positivos interna e externamente.
Nesse sentido, devemos entender os conceitos básicos para conseguirmos colocar em pratica nas ações e decisões do dia-a-dia da gestão.
A última e não tão menos importante questão será Economia e Mercado, onde se lida exatamente com a economia e devemos ter os conceitos básicos para entender o funcionamento externo da empresa e até mesmo de nossas vidas particulares, pois as ferramentas da economia auxiliam na obtenção de números positivos ou negativos.
Feita esta breve introdução, a seguir explicaremos as questões citadas acima.
2. Recursos Materiais e Patrimoniais
A Administração de Materiais corresponde a uma parte muito importante dentro de uma empresa ou organização, visto a necessidade de um tratamento mais minucioso e sistêmico, deverá envolver todas as etapas de gestão, métodos e controle de análise, para que haja uma análise crítica das futuras situações que podem surgir e, por conseguinte, tomar a decisão mais adequada.
Este tipo de atividade visa suprir todas as unidades de uma empresa para que estas funcionem plenamente, por meio de ações e processos que se verificam nas áreas de compras, recebimento de material, armazenamento, fornecimento às unidades operacionais e o gerenciamento de estoque. Atualmente, os aspectos referentes a compras e gerenciamento de estoque ganham importância significativa, devido à produção em larga escala e a necessidade de matéria prima diversificada durante a produção.
...