OS METODOS TRELLO
Por: Gabriele Teixeira • 11/10/2022 • Trabalho acadêmico • 263 Palavras (2 Páginas) • 88 Visualizações
- RESUMO
As principais espécies de microalgas cultivadas para fins comercias são dos gêneros Chlorella, Arthrospira, Dunaliella salina e Harmatococus pluvialis, sendo elas amplamente usadas como ingredientes de alimentos naturais, fonte de betacarotenoides e ácidos graxos poliinsaturados. A produção atual é feita com fotobiorreator para alcançar maior produtividade, visto que nele há grande controle de nutrientes e incidência de luz, sendo muito eficiente no aproveitamento dela natural ou artificial.
Há uma grande variedade de espécies de interesse tecnológico, visto que as microalgas conseguem produzir e acumular altas concentrações de proteínas, carboidratos e outros tipos de compostos químicos com atividade biológica. É devido a isso que o mercado aplica as microalgas em diversas aplicações na indústria farmacêutica, de nutrição humana e animal (sendo essa muito usada na aquicultura, principalmente na salmonecultura, visto que a astaxantina produzida por certos grupos de microalgas é usado como corante para ração dos salmonídeos).
Os compostos orgânicos produzidos pelas microalgas, como ácidos graxos poliinsaturados de cadeia longa, tem a vantagem em relação aos produzidos por animais por ter maior purificação dos ativos e protocolos bem desenvolvidos para aumentar a produção deles em certo momento do ciclo de vida de um cultivo.
- ANÁLISE DE PENSAMENTO REFLEXIVO
O texto me permitiu observar de forma mais concreta as utilizações das microalgas na indústria da aquicultura e da produção de alimentos para humanos. Além disso, do potencial delas para a produção de fármacos.
Ademais, o uso de microalgas como fonte alternativa de corantes para a industria vegana e hipoalergênica foi muito interessante, pois essas as microalgas já estão atendendo os novos mercados consumidores.
...