OS SISTEMAS DE PRODUÇÃO
Por: Matheus bueno moreira • 4/12/2018 • Trabalho acadêmico • 1.759 Palavras (8 Páginas) • 199 Visualizações
Matheus Bueno Moreira RA: 1581985558
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. PRODUÇÃO 4
2.1 INTRODUÇÃO A PRODUÇÃO 4
2.2 SISTEMAS DE PRODUÇÃO 4
2.3 MERCADORIAS E SERVIÇOS 5
2.4 CAPITAL FINANCEIRO E CAPITAL ECONOMICO 5
3. PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO 6
3.1 CONCEITO DE PCP 6
3.2 FINALIDADE E FUNÇÕES DO PCP 7
3.3 SISTEMAS DE PCP 8
3.4 FASES DO PCP 9
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
INTRODUÇÃO
O Planejamento e Controle de Produção dentro das organizações é responsável pelo uso dos recursos de produção e melhor emprego destes, com objetivo de atender as previsões de vendas da companhia.
O planejamento efetuado por esta área é base de muitas das atividades gerenciais futuras e estabelece ações para atingir os objetivos previamente estabelecidos. Com isso com um projeto em andamento o PCP deve controlar os processos produtivos para que opere sempre de forma contínua, respeitando todos os processos de controle e com o objetivo de atender o plano que foi formalizado.
Mesmo com um plano de produção formalizado não existe uma garantia que todas as ações previamente esquematizadas irão ocorrer conforme o planejado e nesse ponto que entra o controle que pode lidar com essas variáveis conciliando demanda e fornecimento.
2. PRODUÇÃO
2.1 INTRODUÇÃO A PRODUÇÃO
A produção é a função primária das atividades dentro de uma organização, no momento atual a produção nas empresas necessita de otimização de recursos e esforços de todos os envolvidos para que as empresas possam ser competitivas em um mercado cada vez mais agressivo.
Entre a oferta e demanda os processos de controle de produção são cada vez mais o fator determinante entre lucro e prejuízo.
2.2 SISTEMAS DE PRODUÇÃO
Classificados como produção sob encomenda e produção repetitivas os sistemas de produção variam de acordo com a demanda, onde industrias que trabalham com produção sob encomenda atuam normalmente com um tempo de preparação elevado e produz pequenos lotes com uma variedade grande de itens, por outro lado a produção repetitiva se constitui de industrias que produzem determinados itens também sob encomenda, no entanto, com algumas etapas simplificadas devido à repetitividade dos lotes que são produzidos e em grande volume.
Segundo RUSSOMANO (1979), o tipo de produção define o sistema de PCP a ser utilizado. Desta forma tem-se PCP por fluxo - utilizado na produção contínua; PCP por projetos especiais - utilizado na produção sob encomenda; PCP por ordem - utilizado na produção repetitiva; PCP por Bloco ou Cargas - utilizado em determinadas indústrias.
2.3 MERCADORIAS E SERVIÇOS
No processo produtivo a definição de quais produtos e serviços serão utilizados representa um momento decisivo na cadeia produtiva. A aquisição, armazenamento e fluxo de utilização dos materiais e serviços devem estar totalmente sincronizados com o plano de produção. Conforme RUSSOMANO (1979), essa fase, denominada de planejamento de mercadorias, consiste no acerto do programa de produção para um determinado período a partir das perspectivas de vendas, da capacidade de produção e dos recursos financeiros disponíveis.
2.4 CAPITAL FINANCEIRO E CAPITAL ECONOMICO
Os recursos da empresa devem ser visualizados de forma distinta entre os recursos financeiros e os materiais, fato é que ambos são parte do patrimônio das empresas. Grande parte dos recursos financeiros são disponibilizados através de capital de giro, para garantir as operações e compromissos da empresa, sendo assim os recursos financeiros formam o capital financeiro. Enquanto isso os recursos materiais, como por exemplo os edifícios, máquinas e equipamentos que a empresa possui formam o capital econômico da organização.
3. PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
3.1 CONCEITO DE PCP
O planejamento da produção constitui em um objetivo claro do que a empresa que produzir. O planejamento da produção trabalha com máquinas, mas essencialmente consiste em planejar todas as fases do processo produtivo e controlar cada etapa do processo sejam com insumos, máquinas e matéria prima.
O planejamento da produção é o estabelecimento a priori daquilo que a empresa deverá produzir, tendo em vista, de um lado, a sua capacidade de produção e, de outro lado, a previsão de vendas que deve ser atendida. O PP é um conjunto de funções integradas que visam orientar o processo produtivo em função dos objetivos da empresa e dos recursos empresariais disponíveis (CHIAVENATO, 1990, p. 44).
Segundo Chiavenato (1990, p. 44) “a finalidade do planejamento da produção é obter simultaneamente a melhor eficiência e eficácia do processo produtivo. Em suma , o planejamento da produção procura definir antecipadamente o que se deve fazer, quando fazer, quem deve fazer e como fazer”.
3.2 FINALIDADE E FUNÇÕES DO PCP
O
...