Organização, Sistemas e Métodos
Por: leticiaperfetto • 27/5/2015 • Trabalho acadêmico • 727 Palavras (3 Páginas) • 180 Visualizações
Conforme a apostila de aula e com base em livros sobre a matéria, O&M, é um área da administração que visa aperfeiçoar o funcionamento das organizações. É uma maneira de “modelar” a empresa, criando processos e métodos de trabalho, e aperfeiçoando sua estrutura. É uma área significativa dentro de uma organização, pois ajuda nas diretrizes da empresa, distribuição de tarefas, cargos e delegações. O profissional da área, é o que melhor conhece a organização e sua estrutura, cada setor de atividade e seus encarregados.
- Organogramas:
O organograma serve para representar as relações hierárquicas ou a distribuição de setores e serviços, dentro da organização.
Em 1856, Daniel C. MacCallum criou a ferramenta quando administrava uma ferrovia nos EUA. A partir de sua criação, o organograma tornou-se essencial para as empresas, pois facilita para que os funcionários conheçam melhor a estrutura e relações da empresa, além de identificar problemas e melhorias.
Na hora de sua criação, dentro da organização, deve se levar alguns fatores em consideração: Deve ser de fácil interpretação, para que os colaboradores saibam suas responsabilidades e para quem devem reportar. Outro fator é que ele representará um determinado momento, as organização se modificam, áreas novas são implementadas e outras extintas, portanto o organograma deve mudar junto com a organização.
Existem vários tipos de organogramas: O vertical, ou também chamado de clássico (é o tipo mais comum, Organograma Horizontal, Organograma Circular ou Radial, Organograma Funcional (tipo 1 e 2), Organograma Matricial,
- Fluxograma:
Apesar de algumas pessoas confundirem o fluxograma com o organograma, ambos possuem objetivos diferentes. O fluxograma tem como finalidade representar o fluxo de uma determinada atividade, é uma representação esquemática de um processo. Para elaborar um fluxograma é utilizado figuras geométricas e setas unindo e seguindo uma linha de processo, desta forma é possível ter uma compreensão rápida e fácil de informações.
- Quadro de Distribuição do Trabalho:
O quadro de distribuição de trabalho tem como objetivo analisar todas as tarefas que serão realizadas em cada área da organização. É muito importante a empresa programar este quadro, pois ajuda a gerenciar as tarefas que cada colaborador irá executar e quanto tempo será gasto para realiza-la, visando o aproveitamento do tempo para que o funcionário não fique sobrecarregado.
- Estudo do Arranjo Físico (Layout):
O estudo de arranjo físico trata-se da manifestação física de um tipo de processo, ou seja, você planeja onde ficará as estações de trabalho, equipamentos e instalações, e departamentos. O Arranjo físico tem como objetivo aperfeiçoar a movimentação e proporcionar bem estar para os colaboradores. Alguns dos outros objetivos do arranjo físico são: Facilidade em supervisão, Facilidade de manutenção, reduzir custos de manuseios de materiais, entre outros. Existem 5 tipos de layout: Layout por processo, Layout por produto, Layout Celular, Layout de posição fixa, Layout Combinado.
...