Os 6 processos de gestão de pessoas, filme tempos modernos
Por: 1004199012345 • 2/5/2015 • Artigo • 620 Palavras (3 Páginas) • 1.094 Visualizações
Desde a época da Revolução Industrial a maneira como os funcionários de uma empresa são tratados, selecionados e acompanhados vem mudando até os dias de hoje. Antigamente estes não eram tratados de forma adequada, eles não tinham um treinamento sério que levasse em conta sua saúde psicológica e física.
No filme “Tempos Modernos“ fica claro desde o início do mesmo que os funcionários não tinham equipamentos de proteção individual (EPI) adequados, eles trabalhavam em meio às máquinas e lidavam com peças e ferramentas que podiam causar um acidente feio que lhes prejudicassem muito. Também foi de fácil observação que existiam movimentos repetitivos por longos períodos durante a jornada, o funcionário não tinha descanso, eles não podiam parar, só paravam para o lanche. O patrão na época só estava preocupado em produzir mais e mais, e então explorava seus funcionários sem dó nem piedade. Se algum deles não estivesse dando resultado era logo chutado para fora da organização sem direito algum. O capitalismo selvagem predominava. Mal sabia ele que um tratamento adequado e um acompanhamento sério que leva em consideração a saúde do funcionário é melhor do que a exploração, pois as pessoas tem que serem tratadas de forma digna.
Com o passar do tempo os métodos foram se aperfeiçoando juntamente com as leis trabalhistas.
Hoje em dia dentro das organizações existe a preocupação com os funcionários, até porque se a lei não for seguida a risca os funcionários buscarão na justiça seus direitos contra o empregador. Para não ocorrer isso os empregadores precisam estar atentos e serem adeptos as leis trabalhistas.
Muitas empresas, geralmente as maiores, trabalham fortemente com a área de Recursos Humanos.
A Administração dos Recursos Humanos envolve a aquisição, treinamento, avaliação e remuneração dos empregados. Na época da Revolução Industrial esta área ainda nem existia, veio a surgir desde o início do século XX.
Durante anos pensava-se que o principal fator para o desenvolvimento das empresas fosse o capital, hoje em dia sabe-se que para um negócio funcionar bem ela precisa de um bom recrutamento, uma boa relação de trabalho e outros fatores que envolvem este processo. O capital intelectual é importantíssimo.
Dentro das empresas os administradores planejam, organizam, dirigem e controlam, essas são as quatro funções do processo administrativo. A Administração dos Recursos Humanos ajuda o Administrador no seu trabalho, pois ele depende de uma equipe bem estruturada.
As pessoas são o principal ativo da organização, é necessário tornar as organizações mais conscientes e atentas para seus funcionários.
Nos tempos de hoje temos recursos e capacidade de ter os funcionários necessários para dentro das empresas. Existem seis processos de gestão de pessoas que são supersignificativos, são eles:
- Processos de agregar pessoas: Processo para incluir novas pessoas na empresa. Incluem recrutamento e seleção.
- Processos de aplicar pessoas: Utilizados para desenhar as atividades que serão realizadas. Incluem desenho organizacional e desenho de cargos, análise e descrição de cargos, orientação das pessoas e avaliação do desempenho.
...