FILME TEMPOS MODERNOS E A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS
Artigos Científicos: FILME TEMPOS MODERNOS E A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LUCYELLI • 7/3/2015 • 427 Palavras (2 Páginas) • 1.032 Visualizações
INTRODUÇÃO
Será realizado um paralelo entre o filme Tempos Modernos e a Moderna Gestão de Pessoas, para a melhor compreensão sobre as mudanças ocorridas dentro das organizações e os modelos de Gestão de Pessoas.
ETAPA 1
FILME TEMPOS MODERNOS E A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS
O filme Tempos Modernos retrata a vida urbana nos Estados Unidos após a crise de 1929, no qual, a depressão levou grande parte da população ao desemprego.
Pegando por base a vida na sociedade industrial, pode-se ver claramente uma crítica ao método de produção em escala, onde o operário era alienado, imposto a uma rotina árdua de trabalho e muitas vezes sob pressão física e psicológica, sem muitas qualificações ou direitos.
O empregado era comparado às máquinas e visto apenas como um recurso sendo facilmente manipulado, por isso o motivo de tantas greves e reivindicações até adquirirem melhores condições no trabalho.
As mudanças iniciadas com o progresso da globalização, das inovações tecnológicas, a concorrência cada vez mais acirrada e exigência por qualidade e melhorias contínuas resultaram em profundas alterações nas formas de produção.
Nos dias de hoje as organizações perceberam a importância de enxergar a empresa como um todo, deixando clara a sua missão, visão, metas, dispondo de treinamentos, benefícios e recompensas. Os empregados aos poucos têm deixado de serem vistos apenas como um recurso ou mão de obra barata, tornando-se assim colaboradores ao invés de meros funcionários.
A cultura organizacional é diferente em cada empresa, dependendo do seu ramo e gestores, sendo assim, nem todas conseguem gerir seus colaboradores da melhor forma. Grandes empresas, com tecnologia, têm atuado de forma diversificada, dando ênfase ao setor de Recursos Humanos, pois perceberam que a melhor forma de obterem lucros e terem um ambiente de trabalho agradável, é através de clientes internos motivados, o capital humano da empresa.
A forma de gerirem pessoas tem alterado, pois auxilia a organização a alcançar seus objetivos, proporciona competitividade e desenvolve e mantêm qualidade de vida no trabalho. Foram criados seis processos, pois o foco não está mais nas tarefas ou meios, mas nos fins e resultados. Que são: agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas. A importância dada desde ao recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, recompensas e benefícios até treinamento, entre outros, têm aproximado mais os colaboradores dos objetivos da organização, incentivando a manterem uma parceria, a trabalharem em equipe para o cumprimento de metas, a se envolverem em projetos propostos, ao mesmo tempo em que traçam um plano de carreira têm sido a realidade de muitas empresas onde o setor de RH tem atuado frente ao cenário atual em constantes mudanças.
...