Os Sistemas de Produção
Por: BeatrizFig • 30/4/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 427 Palavras (2 Páginas) • 130 Visualizações
INTERMITENTE
Produções intermitentes são aquelas que possuem momentos de parada, ou seja, não mantêm suas funções por 24 horas. Elas podem ser de larga escala quando preparam em grandes quantidades, ou em pequenas escalas quando sua produção não atende a grandes demandas. Esse sistema tem duas formas para funcionamento, sendo elas por encomendas ou demanda de vendas. Encomendas são para produtos únicos ou diferenciados, dependendo da empresa que contratar os serviços a organização seguirá a fabricação conforme o pedido do cliente. A fabricação por lotes funciona com a fabricação de um produto em uma máquina, e logo em seguida a mesma máquina irá formar outro produto diferente do último a ser produzido. A diversidade dos produtos que são fabricados faz com que os equipamentos utilizados tenham variações frequentes. Este sistema se subdivide em fabricação por encomenda de produtos diferentes (a fabricação se inicia após a venda do produto com especificações do cliente) e fabricação repetitiva de produtos do mesmo lote (produto padronizado pelo próprio fabricante).
CONTÍNUO
Sendo o mais clássico para as indústrias, o sistema contínuo foca na maior produção no menor tempo possível, sem sofrer paradas durante o processo. Toda a produção é padronizada para que a ocorrência de falhas seja próxima a nulo. O sistema contínuo é aquele que nunca para de funcionar e por isso é considerado um serviço essencial. Por exemplo, os serviços de segurança devem se manter sempre ativos para garantir a proteção de todos. Também pode ser definido de acordo com suas flexibilidades em fornecer serviços, podendo o sistema apresentar mais de um serviço ou até atender a mais de uma necessidade. Indústrias de automóveis e de produção de embalagens, também são exemplos de sistemas contínuos, pois são constantes. Todos os equipamentos executam suas funções de maneira contínua com pequenas interrupções até que o mesmo chegue no produto final. Este sistema possui 3 formas de produzir:
- Contínuo puro: todos os produtos são fabricados igualmente;
- Contínuo com montagem ou desmontagem: existem várias linhas de produção;
- Contínuo com diferencial final: quando o produto final pode sofrer variações.
PROJETO
Sistemas por projeto é definido como aquele que é organizado conforme demandas ou necessidades de seus clientes, demarcando bem os produtos necessários para a produção do início ao fim do projeto. Tendem a ter custos altos devido a fabricação única e personalizada para atingir as demandas e necessidades para determinada fabricação. Empresas aéreas e construções civis são exemplos de áreas que necessitam de serviços de empresas com sistema por projeto. Este tipo de produção conta com produtos únicos com pouca ou nenhuma padronização das atividades, mesmo sendo algumas destas predeterminadas.
...