Os Sistemas de Produção e Serviços
Por: wdorigan • 27/2/2022 • Relatório de pesquisa • 1.555 Palavras (7 Páginas) • 102 Visualizações
TRABALHO INDIVIDUAL
WILLIAM EDUARDO DORIGAN
SISTEMAS DE PRODUÇÃO E SERVIÇOS
PROCESSO DE ENVASAMENTO DE FRASCOS DE AMACIANTES DE ROUPAS
O processo de envasamento de frascos de amaciantes de roupas, é composto por 5 equipamentos, sendo eles: envasadora, tampadora, encaixotadora, balança de caixas e paletizadora.
Com base nestes maquinários, é possível dimensionar a quantidade necessária de operadores e auxiliares de produção. Logo, tendo como base o cenário mencionado, temos a seguinte quantidade de funcionários:
Alimentação de Frascos (AF) = 2 auxiliares de produção
Envasadora (ENV) = 1 operador de produção
Tampadora (TMP) = 1 auxiliar de produção
Encaixotadora (ENC) = 1 operador de produção
Balança de Caixas (BAL) = 1 auxiliar de produção
Paletizadora (PAL) = 1 operador de produção
O processo de envasamento deste produto funciona da seguinte forma:
- Os 2 (AF) pegam frascos vazios em bags e os colocam na esteira transportadora da ENV.
- A ENV posiciona os frascos com um distanciamento padrão, cujo é feito por uma rosca dosadora, e iniciar o processo automático de enchimento dos frascos vazios.
- Ao finalizar o envase, os frascos com produto passam na TMP, onde é aplicado e torqueado tampas nos frascos.
- Após sair da TMP, os frascos são transferidos e posicionados automaticamente em transportadores até chegar ao equipamento ENC, nele os frascos são divididos em 2 ruas e coletados de 12 em 12 e são armazenados em caixas de papelão. E após o armazenamento, as caixas são fechadas automaticamente e é aplicado cola quente para garantir o fechamento das abas.
- As caixas contendo frascos com produto amaciante é encaminhada por transportadores até chegar no equipamento BAL, onde é feito o check do peso caixas, onde o set point é 12 kg; este peso representa a somatória do peso de frascos de 2 litros envasados. Se a caixa tiver um peso maior ou igual a 12 kg; o produto está pronto para se paletizado (PAL), e caso tenha um peso menor que 12 kg, a caixa é descartada automaticamente.
- E por fim, as caixas pesadas entram no PAL e são alinhadas em camadas e armazenadas em paletes. Após isso o produto está pronto para ser expedido.
Abaixo segue o mapa do processo de envasamento de frascos de amaciante de roupas:
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]
Legendas:
Operador de Produção[pic 9]
Auxiliar de Produção[pic 10]
Equipamentos [pic 11][pic 12]
Transportadores Automáticos
No ano de 2021, a alta liderança da empresa Xpert solicitou a diretoria de operações um estudo para reduzir os custos operacionais e aumentar a produtividade de suas linhas de envase de Amaciante de roupas.
Diante da solicitação o diretor de operações solicitou um estudo de gargalo das velocidades nominais dos equipamentos de envase, um carômetro dos profissionais que atuam neste processo. Neste carômetro foi solicitado a inclusão da velocidade e quantidade de toque nos produtos até o que mesmo fique a ponto de expedir.
Abaixo é possível verificar o retorno obtido pelo diretor de operações da empresa Xpert:
[pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22][pic 23][pic 24][pic 25]
Com base neste relatório podemos definir os seguintes pontos:
Reflexão sobre a aplicação de conceitos da Teoria das Restrições
- Quem é o “gargalo” desse processo?
Resposta: O gargalo do processo de envase de frascos de Amaciantes é a esta no posto 1, onde é realizado a alimentação de frascos por 2 auxiliares de produção. A produtividade desta atividade é extremamente baixa, pois possui uma velocidade de 60 frascos por minuto, totalizando 120 frascos por minuto com 2 auxiliares.
- Reflita sobre o aproveitamento deste recurso: ele está sendo plenamente aproveitado?
Reposta: Na análise feita o recurso possui baixo aproveitamento, pois opera com gargalos e com excesso de postos de trabalhos.
- Tem uma atenção diferenciada?
Resposta: Tendo em vista 2 aspectos, sendo o primeiro a baixa complexidade da operação, pois trata-se de equipamentos automatizados e com postos de trabalhos de simples. E o último aspecto é de que alta liderança, diretores, gerentes e coordenadores, não medem a produtividade da linha ou não estão dando a devida importância para este processo.
- Seria possível pensar algo para melhorar a sua utilização?
Resposta: Sim é possível melhorar vários pontos no processo apresentado, a fim de aumentar a produtividade e redução de custos operacionais.
- O que poderia ser feito para tanto?
Resposta: É possível realizar as seguintes melhorias:
- A empresa Xpert, pode realizar um investimento e automatizar o abastecimento de frascos, instalando um Posicionador de Frascos na entrada da Envasadora.
- Com a instalação deste posicionador a empresa Xpert poderá reduzir ou remanejar 2 postos de trabalhos, reduzindo os custos operacionais da linha de envase.
- A empresa Xpert, pode solicitar um projeto à Manutenção para restabelecer as condições base da Tampadora e posteriormente acoplar os equipamentos: Envasadora e Tampadora. Desta forma poderá reduzir ou remanejar 1 posto de trabalho, reduzindo os custos operacionais da linha de envase.
- A empresa Xpert, pode solicitar um projeto à Engenharia para acoplar o painel de operação da Balança de Caixas a Encaixotador, com isso também reduzirá 1 posto de trabalho, reduzindo os custos operacionais da linha de envase.
- E os recursos não gargalos, como estão sendo gerenciados?
Resposta: Os recursos não gargalos estão subutilizados, ou seja, não fazem uso da capacidade total instalada.
- Estão empurrando a produção? Isto está correto? Por quê?
Resposta: Neste cenário a produção é empurrada. Porque neste caso o produto final é armazenado em estoques prontos para serem oferecidos e distribuídos a clientes.
- Seria possível usar a capacidade excedente destes recursos para - ao invés de produzir filas - aliviar o gargalo de atividades que não agregam valor viabilizando assim que ele se concentre totalmente na sua especialização?
Resposta: Isto não é possível, pois a linha e os recursos são dedicados ao envase deste produto.
- Seria viável implantar neste setor alguma dessas inovações citadas em 2.2 e 2.3 em favor da rentabilidade? Quais seriam?
Resposta: Sim, é possível implantar todas as melhorias sugeridas. Este caso é real e foi implantado sob a minha gestão na empresa que trabalho.
...