Os tipos de negociação
Por: kmoralles • 26/5/2015 • Trabalho acadêmico • 260 Palavras (2 Páginas) • 145 Visualizações
TG – ESTUDOS DISCIPLINARES V
ADMINISTRAÇÃO
TIPOS DE NEGOCIAÇÃO
KAREN FERNANDA MORALLES – RA 1428977
ELIZABETE LUIZA DE ALMEIDA – RA 1428516
POLO SÃO CARLOS
2015
Os tipos de negociação Cooperativa e Competitiva possuem o mesmo propósito, ou seja, suas principais semelhanças baseiam-se nas trocas de informações visando o ganho, os melhores resultados.
Por outro lado, são diversas as diferenças. Na negociação competitiva, busca-se a satisfação de interesses individualmente, na qual um lado sairá vencedor e o outro perdedor, salvo em casos extremos em que ambos saem perdedores. Nesse tipo de negociação, as partes buscam extrair o máximo de concessões da outra parte envolvida e barganham propostas. Na forma Competitiva não há preocupação em criar bons relacionamentos futuros e todas as informações são utilizadas como armas para a obtenção de vantagens imediatas.
Já a negociação cooperativa mostra-se mais saudável no sentido em que os lados buscam a satisfação de ambas as partes, com negociações mais transparentes, minimizando riscos e criando assim uma relação de confiança. Neste tipo de negociação, o problema é resolvido por meio de um “jogo aberto” em que a preocupação é a cooperação para a obtenção de ganhos financeiros e de relacionamento com os clientes para ambas as partes.
A negociação cooperativa, ao contrário da competitiva, mostra-se ser a forma mais inteligente de se trabalhar, pois as organizações tornam-se aliadas apoiando umas as outras para obter uma fatia maior do mercado e garantindo assim o espaço de cada uma.
De qualquer forma, ambas as negociações são válidas dependendo da situação. Por exemplo, se o outro negociador praticar a forma competitiva obviamente deve-se seguir a mesma escolha.
...