PIM II - Gestão Publica - UNIP EAD
Por: Vinicius.88 • 14/9/2019 • Projeto de pesquisa • 2.388 Palavras (10 Páginas) • 777 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
VINICIUS - RA 999
PIM II:
Companha Paulista De Trens Metropolitanos - CPTM
BIRITIBA MIRIM
2019
VINICIUS ra 999
PIM II:
Companha Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM
Projeto Integrado Multidisciplinar II para obtenção do título de graduação em Gestão Pública apresentado à Universidade Paulista – UNIP
BIRITIBA MIRIM
2019
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
RELATÓRIO DO PIM II
Junho/2019
Vinicius - RA: 999
RESUMO
O objetivo deste Projeto Integrado Multidisciplinar é mostrar de forma clara e objetiva a organização da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), sociedade de economia mista, pessoa jurídica de direito privado, pertencente à administração indireta do Estado, vinculada à Secretaria de Transportes, com operação na região metropolitana de São Paulo, no que se refere à Economia e Mercado, Recursos Materiais e Patrimoniais e Matemática Aplicada. Como metodologias para desenvolvimento do trabalho foram utilizadas a pesquisa bibliográfica, de natureza exploratória e análise de sites e relatórios, bem como experiencia profissional anterior na entidade.
Palavras-chave: Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, Economia e Mercado, Recursos Materiais e Patrimoniais e Matemática Aplicada
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 DESENVOLVIMENTO 6
2.1 Economia e Mercado 6
2.2 Análises do Contexto Econômico e Mercadológico. 7
2.3 A Importância da Matemática Aplicada. 7
2.4 A Matemática Aplicada sob a ótica da CPTM. 8
2.5 Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais. 8
2.5.1 Conceito 9
2.5.2 A Administração de Materiais e Patrimônios na empresa. 10
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
4 REFERÊNCIAS 12
- INTRODUÇÃO
A apresentação deste projeto tem como objetivo a integração dos conteúdos vistos nas aulas interativas com os conhecimentos práticos até agora adquiridos através da análise de dados em uma organização no mercado.
A empresa escolhida é a Companhia Paulista de Trens Metropolitanas - CPTM, estatal do tipo Sociedade de Economia Mista, tendo como sócio majoritário o Governo do Estado de São Paulo. Seu ramo de atuação consiste na prestação de serviço público de transporte sobre trilhos na região metropolitana de São Paulo.
É uma empresa de grande porte, com imensurável importância à população e inescusável responsabilidade do estado, que explora o transporte sobre trilhos e atividades acessórias, como aluguéis de espaços nas estações e publicidade. Com a expansão dos serviços, decorrentes no aumento da demanda, a entidade tem adquirido muitos novos trens e seu mais novo serviço é o expresso aeroporto, ligando o aeroporto GRU ao sistema metro-ferroviário.
Neste tipo de empresa, que presta serviço público, deve-se dar maior atenção às relações transparentes com o usuário e como elas afetam a organização como um todo. Segundo Barbosa (2009) para administrar uma grande empresa é preciso saber lidar com as complexas relações consumeristas e legais e com os diferentes interesses entre os individuais dos usuários e o interesse público envolvidos na gestão do negócio. Isto não tem sido um problema na empresa em questão. É consolidada e está no mercado há 27 anos.
Mesmo com a qualificada concorrência, a exemplo do METRÔ, a empresa se destaca pela qualidade de seus produtos e serviços, atendimento diferenciado e rapidez, tanto no atendimento quanto na entrega dos serviços. Destaca–se também pela variedade de canais de atendimento: redes sociais, SMS e até WhatsApp. O público alvo é amplo, pois seus serviços são utilizados indiscriminadamente por toda a população, porém podemos destacar como principais consumidores trabalhadores e estudantes.
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanas - CPTM está sediada em São Paulo - SP, na Rua Boa Vista, Centro. Existem fortes concorrentes na cidade e região sendo os principais: Cia. do Metropolitano de São Paulo – METRÔ, EMTU, SP Trans e demais linhas municipais e intermunicipais de ônibus. Um ponto negativo da organização analisada encontrada-se em sua antiga estrutura, no modo como lida com crises e falhas e nas constantes obras de modernização que paralisam a circulação. As instalações do Metrô, por exemplo, são amplas e bem organizadas dotadas de acessibilidade para melhor atendimento ao público e demais operações produtivas da empresa, como gestão de publicidade. Porém, tem-se uma vantagem principal que a Companhia Paulista de Trens Metropolitanas - CPTM é sólida e está no mercado há vários anos, o que aumenta a confiabilidade dos clientes e, nos últimos meses, tem recebido relevantes melhorias, como o expresso ABC e o fim da transferência obrigatória em Guaianazes (expresso leste).
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Economia e Mercado
Segundo FEA/USP (2008) Economia é o conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando à produção, distribuição e o consumo de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade de vida. Tal ciência estuda as formas de comportamento humano oriundas da relação entre as necessidades e os recursos disponíveis.
O problema está no fato de que as necessidades humanas são ilimitadas e os recursos produtivos são escassos. Portanto, faz-se necessário o estudo detalhado de como serão empregados esses recursos para garantir a sustentabilidade: o que produzir, como produzir e para quem produzir.
...