PIM II Unip EAD Gestão Financeira
Por: jlo.vip • 17/11/2019 • Trabalho acadêmico • 2.328 Palavras (10 Páginas) • 415 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
RELATÓRIO PIM II
Jaguariúna/2019
Nº. | NOME | RA |
01 | Júlio Cesar Ferreira Santos | 1938504 |
INTRODUÇÃO
Esse trabalho é parte integrante do conteúdo teórico disponibilizado pelo UNIP Universidade Paulista, modalidade Cursos Superiores de Tecnologia à distância. O Projeto Integrado Multidisciplinar PIM II tem como base na sua estrutura o desenvolvimento de um trabalho no formato de projeto onde o aluno procura abordar a inserção nas práticas gerenciais fundamentadas nos ensinamentos teóricos absorvidos nas disciplinas ministradas em cada bimestre letivo, através de levantamento das características e práticas de uma organização. Neste PIM II, referente ao segundo bimestre do 1º semestre de 2019, do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira, faz-se um diagnóstico organizacional da empresa WEG SA objetivando identificar de forma crítica suas práticas de gestão sob o prisma das disciplinas Recursos Materiais e Patrimoniais, Economia e Mercado e Matemática Aplicada.
- ECONOMIA DE MERCADO
- Panorama Econômico
Em 2017 a Economia Brasileira foi considerada como a oitava maior economia do mundo segundo a Enciclopédia Wikipédia, com um produto interno bruto (PIB) de 6,559 trilhões de reais, ou 2,080 trilhões de dólares, é também a segunda maior economia do continente americano, atrás apenas da economia dos Estados Unidos. Somos uma potencia emergente e membro de diversas organizações econômicas. Como exemplo podemos citar o Mercosul (Mercado comum do Sul), e a UNASUL (União de Nações Sul-Americanas), possuímos um grande volume de exportações, sendo mais especifico 60% delas se refere a produtos manufaturados e semimanufaturados, possuímos centenas de parceiros comerciais e alguns especialistas no ramo da ciência e economia até se atrevem a dizer e prever que provavelmente no ano de 2050 o Brasil poderá atingir o padrão de vida verificado em 2005 nos países do continente Europeu (Peter Gutmann – Universidade de Auckland, Nova Zelândia).
Com base nessas informações constatamos que o Brasil possui uma economia de constante expansão, entre as maiores do mundo e com uma expectativa muito otimista de crescimento.
- Desenvolvimento da Organização
Considerando o segmento da empresa estudada com foco nos principais mercados globais de crescimento da produção Industrial podemos dizer que a WEG assume um papel importante na economia do nosso país destacando-se por sua forte atuação no mercado de motores elétricos, tintas e produtos para geração de energia limpa, avançando ainda em mais setores com grande potencial futuro, entre esses setores estão o de tração para ônibus e caminhões elétricos.
No mercado interno, a empresa consolidou-se com filiais em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte, já na primeira década. No mercado internacional, a firma marcou presença em feiras de importação, como a Parceiros para o Progresso, na Alemanha, passando a ser reconhecida entre as principais empresas do Brasil (AUREA, 2004)
Contudo no ano passado o Presidente da empresa declarou que os últimos quatro anos foram muito difíceis para a indústria. “No mercado internacional há mais investimentos pela retomada de projetos na área de petróleo e de outros setores” disse o Presidente Harry Schmelzer Jr. Disse ainda que daqui para frente visualiza um cenário mais positivo e que a WEG está buscando oportunidades de forma rápida investindo primeiro em infraestrutura de vendas para capturar oportunidades.
Também há uma expectativa muito grande na parte de smart grid que é fazer um software para usar junto com medidor de inteligência na automação na área de energia. A empresa comprou também uma fábrica de turbinas a vapor. Ao mesmo tempo, compraram uma solução na Alemanha para geração de energia a partir da queima de lixo. A empresa possui fortes motivações com respeito ao mercado internacional, prova disso foi a aquisição de novas tecnologias, com estratégia voltada aos países ricos, por exemplo, as aquisições de Walt Drive na Áustria e Eleectric Machinery, nos Estados Unidos, ambas em 2011, que permitiram a Weg a ter acesso a tecnologias que não obtinha e que eram fundamentais para ampliação do portfólio de produtos e mercados. E, o aumento a participação de mercado, com estratégia voltada aos países emergentes, como a Zest Eletric Motors em 2013, na África do Sul e a construção da fábrica na Índia (PREDEBON, 2010).
Na figura abaixo é possível visualizar que a empresa WEG possui metade de seus Parques Fabris em países emergentes, integrantes do G20, que são a Argentina, México, Índia, África do Sul, China e por fim, o Brasil:
[pic 2]
- Visão Micro, Macroeconômica e seus concorrentes
A Weg é a maior empresa de motores elétricos do Brasil e a quinta maior do mundo, a empresa é líder absoluta e detém aproximadamente 70% das vendas e 100% das exportações, atuam no Brasil poucas empresas como a WEG.
A competitividade das empresas que produzem equipamentos eletromecânicos como é o caso da empresa estudada é influenciada por fortes fatores sistêmicos que definem incentivos e regulação da concorrência, são eles: a) financiamento, b) tributação, c) proteção a produção doméstica.
Desde os anos 90 a empresa possui foco em motores elétricos e em sistemas industriais automatizados, isso é necessário para concorrer no mercado internacional especialmente com empresas de grande porte, torna-se indispensável o desenvolvimento de fatores empresariais que garantem a qualidade dos produtos e serviços e isso a WEG vem fazendo com bastante excelência se consolidando não somente no âmbito nacional mas também visando transformar-se em uma organização global com crescimento acelerado.
Nesse contexto a WEG intensifica sua estratégia de internacionalização, e o cenário macroeconômico doméstico, caracterizado por elevada inflação e instabilidade, e isso obviamente contribui para o resultado que a empresa apresenta independente dos impactos negativos gerados em função da economia brasileira.
...