TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III introdução

Por:   •  22/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.837 Palavras (12 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

Na Conjuntura atual do Projeto Integrado Multidisciplinar, o Plano de Negócios referente a empresa NATURA COSMÉTICOS S/A é o principal tema abordado nessa monografia.

Haja vista a alta dimensão da empresa, e suas ramificações, foi explorado veementemente o ramo de Marketing, um tanto quanto notado na criação do Espaço Cultural Natura.

Alinhando essa parte de Marketing com uma parte financeira e administrativa (incluindo o planejamento de Recursos Humanos) bem administradas temos o total êxito na montagem e implantação das atividades do Espaço.

O encantamento pelo projeto será Natural para todos os leitores do mesmo, focando no objetivo final que seria aumentar as vendas e consequentemente o setor comercial oferecendo um espaço saudável e de qualidade para todos os frequentadores.

A interdisciplinaridade, peça fundamental e vista nas monografias passadas, foi apenas para complementar o Plano de Negócios. Basicamente todas as matérias se intercalam com os planos apresentados.

Na teoria tudo é dado como certo, de modo é que esse trabalho dará certo na parte prática com o objetivo principal de oferecer uma vida saudável e sustentável aos colaboradores e clientes.

PRODUTOS E SERVIÇOS

A empresa em 2008 deu importante passo no aprimoramento no desempenho ambiental. Um dos principais projetos foi o carbono neutro, com o propósito de diminuir os gases no efeito estufa em 33% entre 2007 e 2011. Iniciaram também a compensação do carbono através de cinco projetos, a partir de reflorestamento e energia renovável.

O carbono neutro criado para reduzir e compensar o impacto dos gases no efeito estufa em todas as etapas da cadeia-produtiva da Natura, desde a extração de matérias-primas e de materiais para embalagens, transporte de produtos, até o seu descarte.

A empresa procura empreender iniciativas, para a redução dos impactos em toda sua cadeia de produção, em sua produção a empresa procura utilizar álcool orgânico em suas formulas.

Em 1976 a empresa lança seu primeiro catálogo de vendas com informações detalhadas sobre a forma de utilizar os produtos. Isso se tornou em uma ferramenta importante para as consultoras e consultores no atendimento de seus clientes.

Em 1989 a empresa lança a linha Sistema de Proteção Solar UV.AB, que combinou produtos que agiam em dois níveis: proteção na superfície e proteção em profundidade, ajudando a combater os efeitos nocivos dos radicais livres. Os produtos saíram de linha em 1996.

Nesta época, nosso símbolo transformou-se em uma rosácea, que representava a união das empresas que formavam o Sistema Natura – Natura, Meridiana, Yga, Pró-Estética e L'Arc en Ciel.

Em 1990 publicam a ideia Razão de Ser (compromisso com o bem-estar/estar bem) e nossas Crenças: a importância das relações, o compromisso com a verdade, o aperfeiçoamento contínuo, o estímulo à diversidade, a valorização da beleza sem estereótipos e a empresa como promotora do enriquecimento social.

19

A linha Chronos surgiu da crença de que a beleza deve estar livre de qualquer tipo de preconceito e padrão e de que as mulheres devem encontrar e valorizar a sua própria beleza. As campanhas publicitárias, veiculadas a partir de 1996, foram inovadoras ao trazer, pela primeira vez, em comerciais de cosméticos, mulheres reais, de várias idades, a Mulher Bonita de Verdade.

Em 1993 a linha Mamãe e Bebê nasceu para celebrar e fortalecer o vínculo entre mãe e filho, o amor fundamental. Lançada em outubro deste ano, a linha apresenta produtos e métodos de aplicação capazes de estreitar os laços entre mães e filhos, promovendo por meio de técnicas de massagem o toque e a comunicação entre eles. Composta por produtos para a gestante e para o bebê, totalmente isentos de álcool e corantes, tornou-se marca registrada da linha. Para divulgar a importância da massagem para o bem-estar do bebê e também o conceito da linha, a empresa desenvolveu uma bula com informações completas sobre os produtos e elaboramos o Método Integrado de Massagem, um folder ilustrado com fotos e descrições detalhadas. As massagens indicadas no método foram baseadas na técnica indiana da Shantala, método milenar difundido no ocidente pelo médico Frederick Leboyer. Mamãe e Bebê é referência no mercado brasileiro nessa categoria.

Em 1997 a Natura Homem tornou-se uma linha completa de cuidados pessoais para o homem, que inclui produtos para perfumação, rosto, corpo e cabelos. Em 1999 a empresa estabelece uma parceria com a Cooperativa do Desenvolvimento Agroextrativista do Médio Juruá, na Amazônia, a primeira feita com comunidades tradicionais.

Lançada no ano 2000, a linha Ekos marcou uma fase em que a Natura passa a ser identificada como uma empresa que conhece pesquisa e utiliza a biodiversidade brasileira de forma sustentável, contribuindo assim para a sua preservação. A linha tornou-se o primeiro pilar na construção dessa premissa, ao inspirar-se na natureza e na biodiversidade. Produzida integralmente a partir de ativos da biodiversidade brasileira, Ekos integra produtos de várias categorias (para cabelo, banho, corpo e perfumação), por meio de um conceito e unidade estética únicos. Os princípios que norteiam o desenvolvimento de produtos da linha são: responsabilidade ambiental, embalagens com menor quantidade de materiais, embalagens recicladas e recicláveis, refis para todos os itens e fórmulas biodegradáveis.

20

A empresa lança, em 2005, a Natura Musical, pois acreditamos que a música é uma expressão de Bem Estar Bem, capaz de aproximar, integrar as pessoas, harmonizar as relações, além de despertar e enriquecer nossos sentidos. A Missão do Natura Musical é valorizar e desenvolver iniciativas que façam da música brasileira um veículo dessa expressão.

Em 2009, ao completar 40 anos, atinge a marca histórica de 1 milhão de consultoras e consultores.

No ano de 2010 a empresa cria a ideia sustentável Refil Reduz, Refil Respeita: implementa o uso do refil ecologicamente correto, o plástico verde. Todo o plástico utilizado nas embalagens de refis passou a ser produzido a partir da cana-de-açúcar, uma fonte de energia vegetal e renovável, diferente do plástico comum, derivado do petróleo.

Em 2011 criam o Instituto Natura, organização sem fins lucrativos e com sede independente, que nasceu para expandir e fortalecer as iniciativas da organização, além de aperfeiçoar os processos internos e as práticas de gestão e governança das ações sociais realizadas. A promoção da educação – um dos temas prioritários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (69.1 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com