PIM Sabesp
Por: Tamarinha • 22/3/2016 • Trabalho acadêmico • 9.139 Palavras (37 Páginas) • 769 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
SABESP
PIM III
MONTE MOR
2014
UNIVERSIDADE PAULISTA
SABESP
PIM III
Projeto Integrado Multidisciplinar III
MONTE MOR
2014
RESUMO
Este projeto tem o objetivo de realizar a observação e análise detalhada das práticas organizacionais da empresa Sabesp, localizada em São Paulo, responsável pelo saneamento básico e abastecimento de água. Com enfoque nas temáticas das disciplinas de Recursos Humanos na Administração Pública, Contabilidade e Estatística Aplicada. Através da metodologia de pesquisa bibliográfica, foram coletados os dados sobre a empresa, no que tange aos métodos e práticas de administração de recursos humanos, estrutura organizacional, características administrativas e planejamento de estratégias. É apresentada uma visão geral sobre a situação patrimonial e financeira baseada nas demonstrações contábeis, e a verificação estatística dos dados referentes à rotatividade de empregados na organização. O modelo de gestão por competências, aplicado pela empresa na administração dos recursos humanos, evidencia as práticas voltadas para a valorização das pessoas, e influi nos processos de seleção, avaliação, remuneração e desenvolvimento. Portanto, os recursos humanos são de vital importância para a sustentabilidade dos negócios da companhia, sendo o meio através do qual a empresa busca vantagem competitiva direcionando ações e projetos de gestão de pessoas.
Palavras chave: Organização. Recursos Humanos. Gestão de pessoas. Estratégias.
LISTA DE TABELAS E GRÁFICOS
1. Introdução
Criada em 1973, a partir da fusão de empresas e autarquias de saneamento, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) é uma empresa brasileira de capital aberto com economia mista, cujas ações são negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo e de Nova York, seu principal acionista é o Governo do Estado de São Paulo.
Com sede no município de São Paulo, é responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos de 364 municípios no estado, beneficia 28,2 milhões de pessoas com abastecimento de água e 22,1 milhões de pessoas com coleta de esgotos. A Companhia também atua nos municípios de Mogi - Mirim, Castilho, Andradina e Mairinque, em parcerias com empresas privadas, além de realizar serviços de consultoria, no Panamá e em Honduras, e parcerias com as concessionárias estaduais de saneamento dos Estados de Alagoas e Espírito Santo. A Sabesp está habilitada a atuar nos mercados de drenagem, serviços de limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e energia.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a Sabesp é reconhecida como a empresa que melhor utiliza a água para o desenvolvimento sustentável e que adota os conceitos de boas práticas de governança corporativa, de acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) “as boas práticas de Governança Corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso ao capital e contribuindo para a sua longevidade”. A companhia passou a fazer parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial, ou ISE, da BM&FBOVESPA, no ano de 2007.
Nos últimos cinco anos investiu cerca de R$ 11,9 bilhões, e planeja até 2018, investir mais R$12,8 bilhões, a fim de atingir sua meta de universalização, sustentável e responsável dos serviços de água e esgoto.
Para garantir qualidade aos serviços prestados, a SABESP mantém uma gigantesca estrutura e conta atualmente com 15.015 empregados, regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), 7.108 terceiros por contrato de serviços, 924 estagiários e 491 jovens aprendizes.
O presente estudo realizado através do método de pesquisa bibliográfica tem por finalidade identificar as práticas organizacionais e as características da empresa SABESP, apontar as anomalias existentes e propor melhorias dentro do contexto dos fundamentos administrativos. É de suma importância para o desenvolvimento dos conhecimentos teóricos adquiridos e contribui para a observação das dificuldades e vantagens dos modelos administrativos e gerenciais. Foi realizado o levantamento dos dados sob a ótica dos Recursos Humanos na Administração Pública, no que tange aos métodos e técnicas de gerenciamento de recursos humanos, modelo de gestão de pessoas e planejamento estratégico. Em relação à Contabilidade, a análise do demonstrativo contábil da empresa, posições contábeis e situação patrimonial e financeira, em Estatística Aplicada o relatório e análise dos dados estatísticos da rotatividade de empregados.
...