PLANO DE GESTÃO DE PESSOAS EMPRESA SPARTACCUS
Por: Layla Rodrigues • 7/12/2020 • Trabalho acadêmico • 1.026 Palavras (5 Páginas) • 834 Visualizações
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS
LAYLA RODRIGUES BRINGHENTI DA SILVA
PLANO DE GESTÃO DE PESSOAS EMPRESA SPARTACCUS
São Gonçalo – Rio de Janeiro
2020
INTRODUÇÃO
Recentemente a empresa Spartaccus ganhou uma licitação para construir um total de cento e dez escolas municipais. Este documento sintetiza e formaliza o conjunto de objetivos, metas e ações que serão implementadas e executadas pela empresa, com o intuito de colaborar para o sucesso do projeto em questão.
Spartaccus é uma empresa de pequeno porte e organização familiar, que atua no ramo da construção civil. Atualmente seu quadro de colaboradores se resume em Sr. José Augusto, engenheiro e dono da empresa, suas filhas, Marta e Cláudia, que são arquitetas e seu genro, Almir, que é o gerente comercial. A empresa vem passando por conflitos internos por problemas de convívio, baixa comunicação e falta de comprometimento de algumas partes. Sendo assim, através da exposição de tais problemas, venho por meio deste propor estratégias e possíveis soluções para que juntos possamos alcançar com êxito os objetivos da empresa.
PLANO DE GESTÃO
Para dar início ao nosso planejamento estratégico, é preciso deixar claro qual a missão, visão e objetivo da empresa. Após uma reunião com os colaboradores da Spartaccus, conclui-se o que está descrito abaixo:
MISSÃO: transformar sonhos e metas em realidade, materializando o que os clientes um dia idealizaram, proporcionando conforto e segurança desde a primeira infância até a casa própria. Se tornar uma empresa referência no ramo da construção civil perpetuando seus valores.
VISÃO: a principal meta da empresa é concluir suas obras com sucesso, no prazo estipulado, com orçamento dentro do previsto e com funcionários e parceiros unidos, motivados e satisfeitos financeiramente.
OBJETIVOS: concluir a construção das 110 escolas municipais dentro do prazo e orçamento previsto, construindo um ambiente amplo, arejado e seguro para todos os usuários.
VALORES: empresa de organização familiar tradicional, com responsabilidade ética, social e ambiental, que valoriza e zela pelo capital humano.
Junto dos tópicos já abordados, foi feita uma análise do funcionamento da empresa, onde foi elaborado um planejamento otimizante adaptativo que visa acima de tudo elevar o patamar da Spartaccus para um nível excelente. Nessa análise foi percebido algumas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, são elas:
FORÇAS
FRAQUEZAS
OPORTUNIDADES
AMEAÇAS
Experiência no ramo da construção civil
Conflitos internos
Reconhecimento no mercado
Instabilidade financeira
Credibilidade e responsabilidade
Perfil autoritário no nível estratégico
Desenvolvimento de parcerias
Hipercompetição
Problemas de comunicação
Fechamento de novos contratos
Burocracia com regulamentação
Absenteísmo no nível tático
Se baseando nessa análise e com intenção de ser fiel as definições dadas para missão, visão, objetivos e valores, proponho as seguintes melhorias:
1. Aderência de um plano de incentivo
Comissionar o nível tático, que será discutido e estipulado previamente em reunião, com a intenção de atrair e reter os colaboradores desse nível.
Planos de metas no nível operacional, discutidos e acordados previamente entre os gestores, como forma de incentivo ao trabalho do setor.
2. Aumento no quadro de funcionários
Abertura de um processo seletivo para a contratação dos funcionários necessários para atender o contrato vigente.
A seleção será feita a partir da divulgação das vagas disponíveis, são elas: 1 gestor de projetos, 3 encanadores, 2 mestres de obra e 1 eletricista, nas redes sociais da empresa e posterior entrevista com os gestores.
Após uma seleção de acordo com o perfil ideal e as competências dos candidatos, será feita a contratação.
Os funcionários passarão por um processo de ambientação com o Sr. Augusto e alguns funcionários já experientes da empresa.
Remuneração, planos de metas e benefícios, serão estipulados no ato da contratação de acordo com cada cargo.
3. Investimentos no capital humano/educação corporativa
Implementação de consultorias psicológicas em todos os setores da empresa, visando principalmente trabalhar a liderança autoritária no nível estratégico.
Inclusão de programas anuais de aperfeiçoamento para toda empresa.
4. Melhorias na comunicação interna
Reuniões periódicas em todos os setores da organização
Implantação de sistemas de comunicação local
5. Implementação de princípios básicos de marketing
Realizar pesquisas de mercado, visando melhorias nos padrões de produção.
Registro e divulgação dos trabalhos concluídos,
...