PRIEMRIA ARCOR (1940 – 1950)
Por: Gabriela Lazaro • 21/4/2017 • Projeto de pesquisa • 507 Palavras (3 Páginas) • 182 Visualizações
PRIEMRIA ARCOR (1940 – 1950)
Em 1940 acontece um crescimento do consumo de massas (graças a Juan Domingo Perón (1945) – verdadeira democracia, o governo defende o que o povo quer e defende os interesses do povo), junto às políticas públicas de incentivo à indústria na Argentina ofereciam um cenário de crescimento as pequenas e medias empresas de capital nacional. Neste cenário macroeconômico todas as formas tendiam a piorar por causa dos desiquilíbrios do setor externo.
- 1945 – Governo Peronista foi marcado por medidas de grandes transformações, com a estatização das ferrovias, empresas de telefonia, do petróleo e companhias de eletricidade. Além disso, ocorreu um grande crescimento da indústria do país com a regulação das importações, e os trabalhadores ganharam direitos a aposentadoria, férias remuneradas, cobertura de acidentes de trabalho e seguro médico. Com relação à política externa, adotou uma postura antiamericana e anti-britânica, trilhando o caminho que chamou de 'terceira posição', entre o comunismo e o capitalismo.
- 1951 – Arcor inicia suas atividades.
- Os sócios originais da Arcor haviam uma experiência prévia com fabricação e distribuição de balas. – o capital acumulado neste empreendimento e o conhecimento da atividade produtiva e os mercados do interior do país foram base para a constituição da empresa e produção das balas
- A localização da empresa gerou contatos e grande vantagem de relações e custos. – o fim da exploração dos bosques de Algaborro havia deixado desocupado uma boa parte de mão de obra e da infraestrutura de moradia. Proporcionava maiores cruzamentos de comunicação e transporte, facilitando a distribuição de mercadorias. E também oferta de matéria prima (leite e agua de qualidade)
- O maior problema estava na escassa disponibilidade de mão de obra qualificada, deficiente provisão de energia elétrica – A primeira foi resolvida com recrutamento de pessoal técnico e especializados de outras localidades com experiência industrial, manutenção e maquinários, ou diretamente nas empresas as quais os sócios estavam vinculados. – A segunda foi incrementada um grupo de eletrogêneo que foi incrementado progressivamente. Mas tarde foi construído uma cooperativa elétrica. (Pag 43)
- Há um consenso de estudar o processo de criação de uma empresa, como resultado de influencias de variáveis culturais, econômicas, sociológicas e psicológicas.
- Fulvio Salvador Pagani (Fundador da Arcor) – iniciativa, inovador, líder e visão a longo prazo. Caracteristicas que o indentificaram como um empresário com características Schumpeterianas (Idealizar, Planejar e Agir).
- Meio local – todos os sócios compartilhavam de um vinculo de amizade e de experiências, capacidades produtivas. – Facilitou a obtenção de recursos e tornou possível o funcionamento dos primeiros anos fossem fruto de um esforço coletivo, envolvendo o compromisso e a capacidade de trabalho, que ajudaram a passar pelas dificuldades dos momentos iniciais.
As décadas de 50/60 a firma desenvolve a capacidade competitivas na produção, através de escalas e da integração produtiva e na distribuição, junto com uma rede capilar de vendas no interior do país. O crescimento foi sustentado em um constante incremento de produção de balas – algo que gerou uma grande quota de participação graças ao preço competitivo.
Bibliografia - https://educacao.uol.com.br/biografias/juan-domingo-peron.htm?cmpid=copiaecola
...