PROCESSO DECISORIO
Por: rovicla • 23/4/2015 • Projeto de pesquisa • 527 Palavras (3 Páginas) • 352 Visualizações
- – DEFINIÇÃO DE PROBLEMA
É uma situação que ocorre quando o estado atual das coisas é diferente do estado desejado das coisas. Tipos: desvio em relação ao passado; desvio em relação ao plano; pessoas trazendo problemas para o administrador e desempenho dos concorrentes.
- – DEFINIÇÃO DE OPORTUNIDADE
Nem sempre é claro se situação é problema ou oportunidades. È oportunidade quando os resultados são superiores ao planejado e se torna um problema quando tem planejamento.
- – PATAMAR COGNTIVO PARA O RECONHECIMENTO DOS PROBLEMAS
Algumas perguntas que os administradores devem fazer para definir uma situação de problemas e após a definição correta dos problemas: tamanho da lacuna? Afeta atingimento dos objetivos? Grau de dificuldade? É rápido resolve-lo? Posso resolvê-lo sozinho? Existem diretrizes a seguir? O que aconteceria se você nada fizesse? É peculiar?
2.1 – INTRODUÇÃO
Decisão é um curso de ação escolhido por aquele que decide, que optou por determinado caminho por julgá-lo o mais eficaz à sua disposição para alcançar objetivos, ou seja, a melhor maneira de resolver um problema em aberto.Um teste para medir o acerto de uma decisão é reexaminá-la tempo depois e procurar saber se ela ainda é melhor para o caso.
O processo decisório não se restringe à tomada de uma decisão, mas envolve todos os aspectos que antecedem e sucedem as decisões.
2.2 – ASPECTOS CONCEITUAIS DA DECISÃO
Existe mais de uma alternativa para uma ação, surgindo à necessidade de optar. Toda decisão é uma opção entre as alternativas e tem consequências e envolve riscos, mas uma vez processadas, a escolha não volta.
2.4 – CONSEQUENCIAS DE SE TOMAR UMA DECISÃO
Devem-se tomar decisões cuidadosas e nunca precipitadas. Não aja e nem reaja sem antes pensar nas consequências, evite em todas as situações os retrabalhos e os desgastes.
2.5 – TOMADA DE DECISAO INTUITIVA E TOMADA DE DECISÃO LÓGICA
Tomar decisões com segurança é uma mistura de lógica e intuição, ou seja,
Intuitiva (pessoal, emocional) e lógica (racional).
2.6 – COMO VOCÊ TOMA SUAS GRANDES DECISOES
Tomar decisão diz muito a respeito de cada um. Nossos valores e prioridades são colocados a vista em cada decisão. Procuro no meu caso, listar vantagens e desvantagens de cada opção.
2.6- ARMADILHAS DE DECISÃO
Existem 10 armadilhas de decisão: precipitar-se; cegueira estrutural; falta de controle da estrutura, excesso de confiança em seu julgamento; atalhos míopes, improvisação (ao invés de processo formal), fracasso em grupo; enganar-se a si mesmo a respeito do Feedback; falta de acompanhamento; deixar de auditar seu processo de decisão.
2.7 – TIPOS DE DECISÃO
Qualquer escolha que se faça numa organização implica numa tomada de decisão. Existem dois tipos básicos de decisão: as programadas e as não-programadas.
2.7.1 – DECISOES PROGRAMADAS
São repetitivas e rotineiras, fornecem estabilidade, aumento de eficiência e redução de custos.
2.7.2 – DECISOES NÃO-PROGRAMADAS
São novas e desestruturadas, cujas soluções são encontradas a medida que os problemas – não rotineiros, incomuns ou excepcionais aparecem. Requer mais atividades de pesquisa para encontrar a solução.
...