PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
Projeto de pesquisa: PROCESSOS ADMINISTRATIVOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: williammb • 1/6/2014 • Projeto de pesquisa • 4.214 Palavras (17 Páginas) • 210 Visualizações
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
PROFESSOR EAD. Rozana Carvalho Pereira
PROFESSOR-TUTOR PRESENCIAL Luciana Pereira
PROFESSOR-TUTOR ANDRÉ LUÍS NEGRETTO FLORINDO
RIO GRANDE/RS
2012
SUMÁRIO
Etapa 1 - Introdução 3
Etapa 1 - Desenvolvimento 4
Etapa 1 - Considerações finais 7
Etapa 1 – Referências Bibliográficas 8
Etapa 2 – Projeto de Extensão Universitária 9
Etapa 2 – Considerações finais 13
Etapa 2 – Referências Bibliográficas 14
Etapa 3 - Introdução 15
Etapa 3 - Desenvolvimento 16
Etapa 3 – Considerações finais 19
Etapa 3 – Implicações Éticas 20
Etapa 3 – Referências Bibliográficas 21
Etapa 4 - Introdução 22
Etapa 4 - Desenvolvimento 23
Etapa 4 – Considerações finais 24
Etapa 4 – Implicações Éticas 25
Etapa 4 – Referências Bibliográficas 26
Etapa 1
INTRODUÇÃO
O presente trabalho atende a uma exigência da disciplina Processos Administrativos do Terceiro Semestre do Curso de Administração e tem como objetivo sistematizar o Processo Administrativo por meio da elaboração de um relatório com um plano estratégico para a realização de um projeto de extensão universitária.
Desenvolvimento
O planejamento, segundo Idalberto Chiavenato, representa a primeira função administrativa, por ser a que serve de base para as demais funções, como organização, direção e controle. O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos a ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los da melhor maneira possível. É um modelo teórico para a ação futura. Significa a definição dos objetivos e a escolha antecipadamente do melhor curso de ação para alcança-los com o mínimo de esforço e custo.
O planejamento trata de reconhecer como as ações presentes refletem nas antecipações e presunções sobre o futuro. A função do planejamento é substituir a ação reativa diante dos eventos passados por uma ação proativa e antecipatória em relação aos eventos futuros. Há três níveis distintos de planejamento:
1- Planejamento estratégico: é o planejamento mais amplo e envolvente e abrange toda a organização como um sistema único e aberto. É projetado o longo prazo, envolve a empresa como uma totalidade, definido pela cúpula da organização e se volta para a sua eficácia.
2- Planejamento tático: é o planejamento elaborado em cada departamento no nível intermediário da organização. Cada unidade deve elaborar seu planejamento tático subordinado ao planejamento estratégico. É projetado para o médio prazo, envolve cada unidade ou departamento da organização, é definido no nível intermediário da organização e se volta para a coordenação e integração.
3- Planejamento operacional: é o planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade em particular. É projetado a curto prazo, envolve cada tarefa ou atividade isoladamente e é voltado para a eficiência.
Para Maximiano, o processo de planejamento é a ferramenta para administrar as relações com o futuro. É uma aplicação específica do processo decisório. Ainda segundo o autor, os planos podem ser classificados segundos diferentes critérios. Um dos critérios mais relevantes é o da permanência, que os classifica em temporários- também chamados de planos de finalidade singular, extinguem-se quando os objetivos são realizados - e permanentes – contém decisões programadas, que devem ser usadas em situações predefinidas.
Segundo o autor, os planos podem ser classificados em três níveis principais, de acordo com sua abrangência sobre a organização:
• Planejamento estratégico – abrangem toda a organização definindo sua relação com seu ambiente. São planos que estabelecem a missão, os produtos e serviços a serem oferecidos, os clientes e mercados a serem atendidos e outros objetivos.
• Planejamento funcional – também chamados de planos administrativos, traduzem os planos estratégicos em ações especializadas: marketing, operações, recursos humanos, finanças.
• Planejamento operacional – definem atividades e recursos que possibilitam a realização de objetivos estratégicos ou funcionais. Cronogramas e orçamentos são as principais ferramentas de planejamento operacional
Thomas Bateman diz que planejamento é o processo consciente e sistemático de tomar decisões sobre objetivos e atividades que uma pessoa, um grupo, uma unidade de trabalho ou uma organização buscarão no futuro. O planejamento provê aos indivíduos e unidades de trabalho um mapa claro a ser seguido em suas atividades futuras, ao mesmo tempo em que esse mapa pode levar em consideração circunstâncias únicas e mutantes.
Como o planejamento é um processo de decisão, ele inicia com uma análise situacional. Com base nessa análise, o processo de planejamento deve gerar objetivos alternativos que possam ser buscados no futuro e os planos alternativos que possam ser utilizados para atingir esses objetivos. Um processo de planejamento formal conduz a um conjunto de metas e planos escritos que são adequados e viáveis dentro de um conjunto de circunstâncias previstas. Em algumas organizações, os passos
...