PROCESSOS E ESTRATÉGIAS DE SOCIALIZAÇÃO
Por: Renato Oliveira • 25/4/2017 • Trabalho acadêmico • 698 Palavras (3 Páginas) • 164 Visualizações
PROCESSOS E ESTRATÉGIAS DE SOCIALIZAÇÃO
O processo de socialização organizacional, procura inserir, adaptar, e manter o novo colaborador envolvido na cultura organizacional da empresa, onde o mesmo também deverá se envolver com todas as representações e informações das quais ele foi orientado sobre a cultura da empresa.
Dentro dos processos de socialização, é fundamental mencionar que, o processo de socialização se dá através de treinamentos onde se qualifica e integra o novo colaborador dentro da cultura da empresa.
Ainda pode-se dizer que o treinamento é o processo que envolve a aquisição de conhecimento, habilidades e atitudes para aumentar o desempenho dos empregados.
Segundo Van Maanen, abaixo temos alguns meios de promover a socialização durante o período inicial de emprego, por meio de elementos como o Processo seletivo; o Conteúdo do cargo; o Supervisor como tutor; o Grupo de Trabalho e o Programa de integração, descritos abaixo:
- Processo Seletivo: tem início na entrevista de seleção, onde tem acesso a informações sobre o futuro ambiente de trabalho, e como funciona a organização,
- O conteúdo do cargo: a tarefa atribuída deve ser suficientemente desafiadora para o novo empregado e capaz de proporcionar-lhe sucesso.
- O supervisor como tutor: para o novo empregado, o supervisor representa a imagem da organização. Deve transmitir uma descrição clara da tarefa a ser realizada.
- Grupo de trabalho: o grupo tem influência sobre as crenças e atitudes das pessoas a respeito da organização e de como elas devem se comportar.
- Programa de Integração: é um programa formal e intensivo de treinamento inicial destinado aos novos funcionários da organização para familiarizá-los com a linguagem usual da organização.
Vale ressaltar que Chiavenato também discorre em seus estudos, quanto aos itens, o conteúdo do cargo, o supervisor como tutor e o grupo de trabalho, como sendo de suma importância para promover a socialização.
A socialização tem características únicas de cada organização. São programas que podem ter a duração de um a cinco dias, dependendo da intensidade das informações. É recomendado que o novo colaborador tenha um acompanhamento, em médio prazo, pelo gerente ou supervisor que funcionam como seus tutores e que se responsabilizam pela avaliação de seu desempenho.
Enquanto Chiavenato afirma que “os processos de socializar pessoas nas organizações variam enormemente”. Em algumas delas, tais processos são rudimentares e fundamentados em uma visão lógica e determinística sobre como lidar com as pessoas. Eles seguem o modelo burocrático, a divisão do trabalho e a fragmentação das tarefas, além de enfatizarem a eficiência e exigirem que as pessoas executem as suas atividades de acordo com o método preestabelecido de trabalho bem como sigam as rotinas e procedimentos impostos pela organização. “Em um mundo caracterizado por intensas mudanças, os processos de aplicar pessoas dentro destas condições está orientado para o passado e não para o futuro”, diz o autor.
...